Michael Jackson fez um clipe correndo por sua tocha. Extraterrestres furiosos a detonaram com um raio em Independence Day. A Estátua da Liberdade, monumento que simboliza a democracia, é um dos principais cartões postais dos Estados Unidos. O monumento que encara, orgulhoso, a ilha de Manhattan atrai hordas de barcos cheios de turistas diariamente para visitação. Você conhece a história da Estátua da Liberdade e as várias curiosidades que a rodeiam?
A Estátua da Liberdade foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984. A famosa construção simboliza a liberdade, democracia e esperança do povo estadunidense, através de Libertas, a deusa romana da liberdade. Ela ergue, na mão direita, uma tocha (a que deu suporte para o Rei do Pop cantar sobre igualdade racial em Black or White), enquanto segura a Declaração da Independência americana na esquerda, trazendo a data do feito: 4 de julho de 1776, em algarismos romanos.
A famosa estátua fica na Liberty Island, em Manhattan, Nova York, de modo que consegue ser avistada de vários pontos da cidade. Medindo 92,99 metros de altura, contando com o pedestal, está entre os monumentos mais altos do mundo, perdendo apenas para o Buda do Templo da Primavera, na China. Porém, a estátua, em si, possui 46,5 metros, o equivalente a um prédio de 22 andares.
Conheça, a seguir, mais sobre a história e diversas curiosidades da Estátua da Liberdade.
Qual é a história da Estátua da Liberdade?
A Estátua da Liberdade foi um presente dos franceses aos americanos em 1886, comemorando o centenário da independência dos Estados Unidos. Mas, o motivo real mesmo foi a vitória dos Estados Unidos sobre os ingleses. Projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi e pelo engenheiro Gustave Eiffel (o mesmo da torre), foi construída em Paris, sendo concluída apenas no mês de julho de 1884. Ao projeto, foram adicionados símbolos da maçonaria, como a tocha e o livro.
A estrutura é toda em cobre, aço e cimento. Suas 350 partes foram enviadas em 214 caixas aos Estados Unidos a bordo da fragata Isere, chegando um ano depois da conclusão. A construção do pedestal que a sustenta foi projetada pelo americano Richard Morris Hunt e o monumento levou quatro meses para ser montado. A inauguração da Estátua aconteceu em 28 de outubro de 1886, em Nova York, no governo do então presidente Grover Cleveland. Cada símbolo que o monumento traz em sua estrutura tem um significado.
A coroa tem 25 janelas e sete raios. As primeiras simbolizam as joias encontradas nas terras do Novo Mundo, enquanto os raios representam os sete continentes e sete mares do mundo. O fogo sempre aceso indica a liberdade do povo. Nos seus pés, está inscrito um poema da americana Emma Lazarus que mostra a angústia e ansiedade dos americanos durante a guerra contra os ingleses. A Estátua da Liberdade foi considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1984 e uma das Sete Maravilhas do Mundo em 2007.
Curiosidades sobre a Estátua da Liberdade
- O nome verdadeiro da Estátua da Liberdade é “Liberdade Iluminando o Mundo”.
- A Estátua da Liberdade tem diversas réplicas espalhadas pelo mundo, como França, Japão, Brasil e outros estados americanos. Em Las Vegas, mesmo, adorna o hotel New York.
- A Estátua da Liberdade é considerada como a mais pesada do mundo, pesando cerca de 225 toneladas, sendo 160 apenas do pedestal.
- O monumento ocupa uma área de 49 mil m², o nariz mede 1,37m e o dedo indicador tem 2,5 metros.
- A Estátua da Liberdade é o ponto turístico mais visitado e emblemático de Nova York, com acesso feito por barcos ou balsas. São cerca de 3 a 4 milhões de visitantes por ano.
- Os corajosos visitantes da Estátua precisam encarar os 215 degraus das escadas até o pedestal, ou 354 até a coroa.
- O rosto da estátua teve a mãe do escultor Frédéric Auguste Bartholdi como inspiração.