Quando você pensa em um veículo de duas rodas, as primeiras coisas que podem vir à mente são uma motocicleta ou scooter, ou talvez até mesmo uma motoneta.
Todos os três são considerados ótimos meios de transporte para o dia a dia ou quando simplesmente não se prefere o uso do carro. No entanto, você já se perguntou quais são as diferenças entre os três veículos de duas rodas?
Esteticamente, eles são bastante diferentes, mas quais são as diferenças fundamentais que os distinguem? Não se preocupe, nós ajudamos você.
Vamos apresentar algumas características de motonetas, scooters e motocicletas para ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre que tipo de transporte em duas rodas será o melhor para você.
O que é uma scooter?
Uma scooter é definida como um veículo de duas rodas com um chassi e uma plataforma de apoio para os pés. Seu motor fica embaixo do assento e podem alcançar até 750cm³.
Elas foram desenvolvidas pela primeira vez no início de 1900 e continuaram a ganhar popularidade desde sua estreia. A marca mais comum associada a uma scooter é a Vespa, que foi desenvolvida após a Segunda Guerra Mundial na Itália e desde então é exportada para o mundo todo.
Recentemente falamos por aqui da moto scooter mais vendida do Brasil: a Honda Elite. Você pode conhecer mais sobre ela aqui.
O que é uma motoneta?
A motoneta (também conhecida como CUB) é muitas vezes confundida com a scooter, pois não é comumente usada no Brasil. Uma motoneta é um veículo do tipo bicicleta (ou veículo de duas rodas), equipado com pedais e um motor de baixa potência que fornece um meio de transporte econômico. O motor localiza-se na parte inferior frontal.
Ela normalmente tem um motor menor que 150cm³ . Alguns modelos possuem velocidade máximas em torno dos 50km/h, e, por conta disso, elas não devem ser conduzidas em rodovias, pois são incapazes de acompanhar o tráfego e colocarão em risco a sua segurança.
O que é uma motocicleta?
As motocicletas datam do início de 1900. Existem muitas marcas históricas por aí que contam a história de como foram desenvolvidas em pequenos celeiros e garagens. Uma motocicleta é caracterizada como um veículo de duas rodas movido por um motor e não contém pedais.
Esses veículos são projetados para velocidades mais altas e estão equipados com melhores características de aceleração e manuseio em alta velocidade. As motocicletas são capazes de realizar trajetórias urbanas lentas ou velocidades de rodovia. Elas oferecem mais proteção contra o vento do que uma motoneta ou scooter e geralmente têm algum tipo de armazenamento.