A partir de janeiro de 2023, prova de vida do INSS voltará a ser obrigatória; saiba o que muda!

Veja mais informações e confira como essa prova irá funcionar!

A prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) sempre foi muito comum ao longo dos anos. Porém, ela sofreu muitos impactos em 2020 com a pandemia da COVID-19, em que era impossível sua realização. Isso fez com que o governo a adiasse diversas vezes.

Então, com o fim da pandemia, o INSS publicou um aviso informando que essa prova voltará a acontecer. Entretanto, haverá algumas mudanças nas regras para os aposentados e pensionistas do instituto.

Assim, a partir do próximo ano, 2023, essa prova de vida voltará a ser necessária. Isso fará com que, caso aposentados e pensionistas não queiram fazê-la, sofram a perda de seus benefícios. Vale ressaltar que ela não ocorrerá da mesma forma que antes, ou seja, agora os beneficiários não precisarão realizar a prova apenas presencialmente.

Como será possível realizar essa prova?

Agora, a prova de vida do INSS será realizada de forma automática, por meio do cruzamento de dados das informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e alguns outros órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Em suma, caberá ao próprio INSS comprovar que o segurado ainda está vivo e que deve continuar recebendo o benefício.

Com essa nova mudança, cerca de 36 milhões de pessoas que antes tinham que se deslocar para fazer essa prova, atualmente, não precisarão mais.

LEIA MAIS: 

Por que foi feita essa mudança?

A ideia do INSS é tentar facilitar esse processo para quem possui esse benefício. Para isso, há a tentativa de realizar esse cruzamento de informações para confirmar que o titular do benefício fez algum tipo de movimentação, seja em base própria, bases mantidas por algum órgão público, cartórios ou após ter feito aniversário.

Caso o segurado não tenha feito isso, receberá uma notificação no mês anterior do seu aniversário para que tente realizar essa confirmação o  quanto antes por meios eletrônicos.

Caso tenha gostado dessas informações e queira ver muitas outras como essa, acesse o site do Rotas de Viagem!

Você pode gostar também