O que fazer se o carro apresentar problemas nos freios? 4 dicas que você precisa saber!
O que fazer se os freios apresentarem problemas
Um dos sistemas de segurança mais importantes de um automóvel é o freio. Quando o freio está com problema o carro costuma dar alguns sinais. É muito importante saber interpretar esses sinais para evitar acidentes.
Para te ajudar a enfrentar essa situação, separamos algumas dicas de como perceber que há problemas no freio do seu carro. Se você tem interesse no assunto, confira o texto na íntegra!
Afinal, como o sistema de freio funciona?
A maioria dos carros brasileiros utiliza um sistema de freio conhecido como sistema de frenagem a disco. Esse sistema funciona com as seguintes peças:
- Pastilhas;
- Pinças hidráulicas.
A frenagem do carro é realizada quando as pinças hidráulicas realizam pressão sobre as pastilhas, provocando atrito com o disco e travando o movimento do carro.
LEIA MAIS: 5 itens de manutenção do carro essenciais para economizar no combustível!
Sinais de que o freio está com problema
Confira 5 sinais de problemas no sistema de frenagem:
- Trepidação no pedal;
- Pedal baixo ou duro;
- Nível baixo de fluido;
- Carro puxando quando freio é acionado;
- Chiados ou assobios quando pisa no freio.
O que fazer se o carro apresentar problema no freio?
Para evitar acidentes, é preciso que você tenha algum conhecimento sobre o sistema de frenagem. Veja o que você deve fazer quando perceber que o freio está falhando com o carro em movimento:
Bombeie o freio
Se você estiver em movimento e o freio começar a falhar, ainda é possível recuperar um pouco do freio. Para isso, você vai precisar bombear o pedal até sentir o carro desacelerar.
Mude a marcha
Ao perceber que seu carro está sem freio, procure reduzir a marcha, assim o carro não alcançará altas velocidades e fica mais fácil de mantê-lo sobre controle.
Use o freio de mão
O freio de mão também pode te ajudar bastante nesses momentos. Puxe levemente a alavanca de modo que as rodas travem gradativamente.
Nesse caso, é preciso muito cuidado, pois o acionamento brusco do freio de mão poderá provocar o travamento das rodas do eixo traseiro e o carro irá rodar no próprio eixo – conhecido como “cavalo de pau”.
LEIA MAIS: Proteja-se! Confira 6 maneiras de deixar seu carro mais seguro
Procure um local seguro para parar
Quando puder, pare o carro e procure ajuda. É claro que se você estiver em uma pista, não deve fazer uma parada abrupta. Caso consiga alguma calçada ou garagem para colocar o carro, faça isso. Caso não encontre, dirija até um acostamento e realize as medidas de segurança como instalação do triângulo.
Gostou deste texto? Então, confira outras matérias como essa em nosso site Rotas de Viagem!.