Você já viu uma praia que brilha no escuro? Esses locais deslumbrantes existem ao redor do mundo. Um fenômeno muito peculiar transforma paisagens e animais em um verdadeiro espetáculo da natureza. É a bioluminescência.
A bioluminescência envolve uma reação química. Nas profundezas do oceano há muito pouca luz solar. Mas se você pudesse nadar lá embaixo, pareceria um pouco com o céu noturno.
Muitos animais que vivem no oceano produzem luz. Essa bioluminescência ocorre em uma variedade de diferentes tipos de animais. Muitas espécies de peixes, lulas e camarões podem emitir luz, assim como as águas-vivas e seus parentes. Vermes marinhos, pepinos do mar, estrelas do mar e muitos tipos de fitoplâncton também emitem luz.
O que é a bioluminescência?
A bioluminescência envolve uma reação química dentro das células do animal. Para alguns animais, essas células estão localizadas em um órgão de luz especial denominado fotóforo, que pode se parecer com um holofote. Outros organismos assumem um brilho mais geral.
Os organismos usam a bioluminescência por muitas razões diferentes. Pode ser usado para atrair presas, por exemplo. É o caso do tamboril. Esses peixes têm uma isca bioluminescente pendurada na frente de suas bocas. Peixes menores e outros animais são atraídos pelas iscas, e o tamboril os pega.
A bioluminescência também pode ser usada para evitar predadores. O fitoplâncton transforma a superfície da água em um azul brilhante quando a água é perturbada por peixes nadando ou um barco passando. Eles fazem isso quando estão sob ameaça.
É por esse motivo que muitas praias apresentam esse cenário belíssimo à noite. Ficou interessado em ver esse fenômeno de perto? Confira 7 praias que brilham durante a noite.
Praias que brilham durante a noite
Sam Mun Tsai Beach, Hong Kong
Manasquan, New Jersey
Toyama Bay, Japão
Mosquito Bay, Porto Rico
Indian River Lagoon, Flórida
Maldives Glowing Beach, Maldivas
Mission Bay, San Diego