Apesar do contexto de pandemia do novo coronavírus, em que estamos enfrentando uma série de mudanças de comportamentos e rotinas, uma coisa que não mudou é a vontade de viajar e conhecer o mundo, não é mesmo? Nesse caso, todo cuidado é pouco, e escolher um destino seguro e tomar as precauções necessárias na viagem são etapas importantíssimas para se manter saudável e poder aproveitar as férias ou feriados como se deve!
Um item que as pessoas podem deixar meio de lado, mas que também tem sua importância é a eficiência do aeroporto escolhido na implementação das medidas de proteção contra a COVID-19! Para avaliar esse aspecto, a Skytrax, uma empresa internacional de avaliação de aeroportos, criou o COVID-19 Airport Safety Ratings (Avaliação de Segurança de Aeroportos contra o COVID-19).
COVID-19 Airport Safety Ratings
Para rankear os aeroportos, a Skytrax se baseia em uma série de checagens de procedimentos de prevenção, análise observacional e testes de limpeza ATP nos locais de maior contato entre pessoas e de maior uso dos clientes.
Aspectos como políticas de distanciamento social, procedimentos de desinfecção, controle e obrigatoriedade do uso de máscaras faciais, uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) pelas equipes do aeroporto e outras questões de higiene são avaliadas, e a regularidade e consistência da aplicação desses protocolos é fundamental para a nota final!
O Teste de Limpeza ATP é fundamental para avaliar a limpeza adequada dos ambientes. O teste consiste no monitoramento do nível de limpeza de um ambiente, a partir da coleta de amostras por meio de um cotonete específico, as quais passam por uma conferência dos níveis de ATP nas superfícies e ambientes.
Os níveis de avaliação dos aeroportos
Os níveis de classificação da Skytrax são três: 5-estrelas, 4-estrelas e 3-estrelas. As características observadas nos aeroportos de cada um desses níveis são os seguintes:
➜ Aeroportos 5-estrelas ★★★★★: locais com padrões elevados de limpeza, procedimentos de manutenção e monitoramento de higiene, havendo uma obediência consistente e ininterrupta aos protocolos todos os dias. Podem contar ainda com técnicas modernas de sanitização UV, e tratamentos intenso de desinfecção aprovadas cientificamente.
➜ Aeroportos 5-estrelas ★★★★: possuem bons padrões de limpeza, procedimentos de manutenção e acompanhamento da higiene dos ambientes, porém a aplicação desses protocolos pode ser inconsistente. Apresentam um aparência limpa boa, e as medidas de desinfecção e higiene são cientificamente aprovadas.
➜ Aeroportos 3-estrelas ★★★: aeroportos deste nível possuem um padrão de limpeza e procedimentos de manutenção na média dos demais aeroportos. Apresentam sistemas otimizados de limpeza, porém não aplica os protocolos necessários de limpeza e higienização de maneira regular e consistente. O aspecto de limpeza é razoável, e as medidas de limpeza e higiene foram aprovadas cientificamente.
Classificação de aeroportos
Agora que entendemos o funcionamento do ranking, vamos ao que interessa: qual a classificação dos aeroportos em relação à segurança contra a COVID-19?
Antes de apresentarmos, vem uma notícia não muito boa para nós brasileiros: não há nenhum aeroporto do Brasil com classificação 4 ou 5 estrelas até o momento! Porém temos alguns que atingem a classificação de 3 estrelas.
Até o momento deste texto, havia quatro aeroportos com a nota máxima: o Aeroporto Internacional de Roma, o Aeroporto Internacional de Hamad (Doha), o Aeroporto de Istambul e o Aeroporto Internacional El Dorado (Bogotá).
Confira a classificação dos aeroportos avaliados até então (você pode clicar sobre eles para saber o detalhamento da nota de cada um):
EUROPA:
★★★★★ Aeroporto Internacional de Roma
★★★★★ Aeroporto de Istambul
★★★★ Aeroporto de Amesterdão Schiphol
★★★★ Aeroporto de Atenas
★★★★ Aeroporto de Bologna (Aeroporto Internacional Guglielmo Marconi)
★★★★ Aeroporto de Milão-Malpensa
★★★★ Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Cidade do Porto/Portugal)
★★★★ Aeroporto Internacional de Riga (Letônia)
★★★★ Aeroporto Internacional de Viena
★★★★ Aeroporto de Oslo Gardermoen
★★★ Aeroporto de Budapeste Ferenc Liszt
★★★ Aeroporto de Vilnius (Lituânia)
★★★ Aeroporto Internacional Sabiha Gökçen (Istambul)
★★★ Aeroporto de Londres Gatwick
★★★ Aeroporto de Londres Heathrow
★★★ Aeroporto de Londres Stansted
★★★ Aeroporto Internacional Domodedovo (Moscou)
★★★ Aeroporto Internacional de Nice
★★★ Aeroporto Internacional de Palma de Maiorca
★★★ Aeroporto de Arlanda (Estocolmo)
★★★ Aeroporto Frédéric Chopin de Varsóvia
ORIENTE MÉDIO:
★★★★★ Aeroporto Internacional de Hamad (Doha)
★★★★ Aeroporto Internacional de Dubai
★★★ Aeroporto Internacional do Barém
★★★ Aeroporto Internacional de Xarja (Emirados Árabes Unidos)
AMÉRICA DO SUL:
★★★★★ Aeroporto Internacional El Dorado (Bogotá)
★★★ Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro)
★★★ Aeroporto de Guarulhos (São Paulo)
AMÉRICA CENTRAL E CARIBE:
★★★ Aeroporto Internacional de Cancún
★★★ Aeroporto Internacional Tocumen (Panamá)
AMÉRICA DO NORTE:
★★★ Aeroporto Internacional da Cidade do México
★★★ Aeroporto Internacional Licenciado Gustavo Díaz Ordaz (Puerto Vallarta-México)
★★★ Aeroporto Internacional de Guadalajara (México)
A lista não é definitiva, e está em constante expansão, com vários aeroportos em fase de avaliação. Para obter a lista atualizada dos aeroportos avaliados e suas respectivas notas, basta acessar o site da Skytrax.