O que é preciso para ser feliz? Uma pesquisa trouxe a resposta!

Estudo do Dr. Robert Waldinger durou anos e cumpriu a promessa de tentar descobrir o segredo da felicidade.

O segredo da felicidade é uma questão milenar sobre a qual várias pessoas ao redor do mundo se interrogam. Nesse sentido, há argumentos de que saúde perfeita, dinheiro, relação amorosa, emprego dos sonhos ou muitas aventuras proporcionam a felicidade plena.

Da Universidade de Harvard, o psicanalista Robert Waldinger tem investigado adultos de várias partes do mundo e de variadas gerações para descobrir o segredo da felicidade. Finalmente, os resultados saíram há pouco tempo. Conheça-os a seguir.

Qual o segredo da felicidade?

Os estudos do Dr. Robert Waldinger tiveram como ponto de partida a percepção daquilo que dava errado na vida das pessoas. Assim, interrogou vários adultos ao redor do mundo primeiramente com a pergunta “O que não te trouxe felicidade?”. Com isso, aos poucos, Waldinger eliminou itens para chegar ao que poderia ser o segredo da felicidade.

O segundo passo foi “separar o joio do trigo”. Ou seja, basicamente, definir a felicidade como estado de espírito de um lado e como satisfação do outro. A felicidade como estado de espírito dizia respeito aos pequenos prazeres da vida, que todo mundo tem apesar dos problemas e das dificuldades. Já a felicidade como satisfação é aquela que virou objeto da investigação mais profunda do estudo.

LEIA MAIS:

Cientes dessa diferenciação, os entrevistados então responderam o que consideravam o segredo da felicidade. Muitos argumentos foram mobilizados, mas o mais marcante foi: as relações ao longo da vida.

O segredo da felicidade está na qualidade das relações que uma pessoa estabelece ao longo da sua vida. Das familiares até as corriqueiras, com pessoas que nunca mais se reencontrarão, passando pelas amorosas, de amizade e profissionais, as relações precisam ser saudáveis. Afinal, quando são, são elas que tornam a vida mais feliz e satisfatória para cada um. Isso porque, segundo a pesquisa, estar em contato com o outro reduz os níveis de estresse e aumenta consideravelmente os hormônios ligados ao prazer e à felicidade.

Apesar de um resultado mais objetivo, a pesquisa atesta que cada um deve buscar outros elementos que agreguem às relações para aumentar o sentimento de felicidade.

Gostou deste artigo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, clique aqui e selecione “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também