Singapura é um lugar onde modernidade e tradição caminham lado a lado. Justamente por isso há pontos turísticos para todos os gostos. De templos budistas a belas praias, veja dicas para aproveitar a viagem e os dias de lazer em um país tão singular.
O que fazer em Singapura? Pontos Turísticos e Passeios
Orchard Road
Trata-se da região comercial mais chique de Singapura. A via tem aproximadamente 2 km de extensão e é um ótimo ponto de compras para quem deseja ter acesso a algumas das grifes mais badaladas do mundo.
Além dos shoppings centers lindamente iluminados, a Orchard Road tem vitrines de lojas como Gucci, Chanel, Louis Vuitton, Tiffany & Co. e Dior.
Parque Merlion
Está localizado em uma área privilegiada, onde é possível contemplar um dos cenários mais bonitos de Singapura. Além da vista, o principal destaque do Parque Merlion é uma estátua de mais de nove metros de altura que faz referência a um ser místico com corpo de peixe e cabeça de leão – o mascote do país. O nome Singapura vem do termo em sânscrito “Simhapura”, que pode ser traduzido como “Cidade do Leão”.
A vista dos edifícios nos arredores do parque, incluindo o icônico Hotel Marina Bay Sands, os arranha-céus do Financial District e o Esplanade Theatre, rendem fotos incríveis.
O lugar pode ser visitado a qualquer hora, mas durante a noite fica ainda mais incrível graças ao show de água e luz do Marina Bay Sands. Os mesmos são gratuitos, têm duração de 15 minutos e todos os dias às 20h e às 21h30. Às sextas e sábados há shows extras às 23h.
Singapore Flyer
Outro dos pontos turísticos que não podem ficar de fora. A Singapore Flyer é uma das rodas gigantes mais altas do planeta. São 175 metros de altura e capacidade para até 784 passageiros.
Por meio do principal ponto de observação de Singapura é possível ver, inclusive, pedaços do território da Indonésia e Malásia.
Helix Bridge
Considerada uma das pontes mais bonitas do mundo, a Helix Bridge tem 280 metros e uma estrutura tubular toda feita no aço. É usada majoritariamente para ligar os pontos turísticos próximos da Marina Bay. No entanto, também funciona como uma galeria de arte, expondo obras de artistas singapurenses.
Buddha Tooth Relic
O templo budista funciona também como um museu. Além da bela decoração, seus andares abrigam um precioso acervo sobre a cultura budista. Para quem gosta de meditação, há áreas exclusivas para a prática. O Buddha Tooth Relic é ideal para quem quer fazer uma imersão na cultura local.
Templo Sri Mariamman
Localizado na mesma região que o templo anterior, este foi construído em 1827 e é, portanto, o mais antigo de Singapura. Se a fachada do Sri Mariamman com deuses e figuras mitológicas já é linda, o seu interior não fica atrás. Vale a pena a visita!
Chinatown
Tanto o Buddha Tooth Relic, quando o Sri Mariamman ficam em Chinatown, contudo, a região vai muito além dos templos. Ao caminhar pelo bairro dá para observar a mistura de várias culturas, sem falar, claro, na arquitetura encantadora.
Não deixe de visitar os restaurantes e provar a comida local e andar pelos mercados para comprar peças tradicionais da cultura chinesa.
Praia de Palawan
Singapura também tem opções de pontos turísticos para quem não abre mão de estar em contato com o mar. A Praia de Palawan, conhecida como a mais bonita do país, fica na Ilha de Sentosa e suas águas claras e de poucas ondas garantem diversão para toda a família.
Ilha de Sentosa
A apenas 15 minutos do centro de Singapura, a ilha é conhecida por muitos como o “parque de diversões da Ásia”. Isso porque, além da Praia de Palawan, ela reúne vários hotéis, resorts, shoppings e parques para todos os gostos.
Universal Studios
Dentro da Ilha de Sentosa, vale destacar um dos pontos turísticos mais disputados, o Universal Studios, sucesso em toda a Ásia. Os mais de 20 hectares de área livre abrigam 24 atrações, sendo 18 originais.
Os turistas que visitam o complexo de lazer podem aproveitar restaurantes e lojas temáticos, além de um teatro no estilo Broadway. A diversão não fica restrita às crianças, já que dentro do parque tem programas para todas as idades.
Jardins da Baía
O lugar é maravilhoso durante o dia, mas, ao anoitecer as luzes das árvores artificiais são encantadoras, conferindo uma aparência deslumbrante ao local. De aspecto futurístico, a área verde planejada do complexo conta com várias espécies de plantas e um projeto ecológico cujo objetivo é a preservação local.
Dentro do Jardins da Baía está a maior cachoeira indoor do mundo, parte da estrutura da Cloud Forest. A estufa de vidro conta com uma montanha de mais de 30 metros e inúmeras plantas.
Safari Noturno
O Night Safari é um dos programas imperdíveis de Singapura. Se você é do time dos apaixonados por natureza ou simplesmente quer algo novo, o passeio vai te encantar.
O parque está localizado nos limites de uma reserva natural situada na região norte do país. São mais de mil animais, sendo que grande parte deles estão ameaçados de extinção.
É possível fazer a trilha a pé, já que a sinalização é muito boa, ou em um silencioso trem elétrico que anda em meio aos animais.
Clarke Quay
Repleto de restaurantes especializados em diferentes cozinhas, pubs, bares com música ao vivo, o Clarke Quay é ideal para quem aprecia programas mais agitados.
Muito frequentado por jovens, o local é propício para interagir tanto com moradores locais, quanto com pessoas de outras nacionalidades. Vale a pena fazer uma caminhada pela região para conhecer algumas da opções disponíveis.
Museu Nacional de Singapura
Se você é daqueles que curte um passeio histórico, não pode deixar de visitar o Museu Nacional de Singapura. Sua história começou a ser contada em 1849. Portanto, é a instituição mais antiga do país.
O acervo do museu contém vários objetos que ajudam a contar a história singapurense. Em 2006 o prédio foi restaurado, tornando-se ainda mais atraente aos visitantes.
Little India
Parte indiana em Singapura, as ruas cheias de cores ainda carregam traços autênticos dessa comunidade. Bastante tradicional, não é incomum encontrar homens e mulheres com vestimentas típicas.
A lojinhas merecem destaque. É possível encontrar temperos, tecidos e outros itens com a cara da Índia, além de restaurantes típicos e espaços totalmente voltados à cultura indiana.
Jardim Botânico
Com mais de 150 anos de história e declarado Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco, o Jardim Botânico de Singapura tem um dos maiores orquidários do mundo, o National Orchid Garden, com mais de 60 mil espécies. Os diversos jardins distribuídos em 63 hectares valem a visita.
Tiger Sky Tower
A torre de observação mais alta da cidade pode ser visitada durante o dia e durante a noite. Seus mais de 131 metros de altura dão uma visão privilegiada da Ilha de Sentosa, e de trechos da Malásia e Indonésia. O lugar rende fotos incríveis!
Mercado gastronômico Lau Pa Sat
Para finalizar não pode faltar uma dica gastronômica. No Lau Pa Sat é possível provar o melhor da gastronomia asiática. O espaço gastronômico oferece pratos de origem chinesa, tailandesa, indiana e muitas outras. A dica é ir sem medo de ousar na escolha e provar mesmo as coisas mais diferentes da culinária local.
Mais sobre Singapura!
Se você ainda não viu, já falamos por aqui sobre alguns detalhes da cidade-estado de Singapura. Confira informações sobre onde fica, veja o mapa, as línguas faladas, moeda e as melhores dicas de hotel para se hospedar, clicando aqui.