O que fazer em Córdoba, Argentina: 11 passeios imperdíveis!

Uma das cidades mais procuradas por quem visita a Argentina, Córdoba respira cultura. Conheça algumas de suas melhores atrações turísticas.

Capital da província de mesmo nome, Córdoba é a segunda cidade mais populosa da Argentina. Localizada às margens do rio Suquía, entre Rosário e Mendoza, fica a 713 quilômetros de distância da capital, Buenos Aires.

Córdoba encanta os turistas não só pelas atrações tradicionais, como a Manzana Jesuítica, mas também pelo cenário cultural efervescente. Por isso, os passeios ligados à arte estão entre os mais procurados, a exemplo das feiras de artesanato e museus.

A agitada vida noturna também é um dos destaques. Grande parte dela é justificada pelo fato de Córdoba ser uma cidade universitária. São sete universidades, incluindo a mais antiga da Argentina e uma das mais disputadas da América Latina, a Universidade de Córdoba.

Por estar localizada no centro do país, é considerada uma parada relax antes de ir para os Andes ou para o norte. Com um roteiro simples e de fácil acesso, é possível visitar todos pontos turísticos em poucos dias. Vamos, então, às dicas de o que fazer em Córdoba?

O que fazer em Córdoba (Argentina)

[bs_smart_list_pack_start][/bs_smart_list_pack_start]

Plaza San Martín

Construída no século XVI, é a praça central de Córdoba. O local é bastante movimentado, sempre cheio de turistas e moradores. A movimentação cultural também é muito intensa. Não faltam exposições e artistas de rua.

Plaza San Martin: localizada no coração do centro histórico de Córdoba

Nas proximidades da Plaza San Martin está o Cabildo, sede do Museu da Cidade e referência por suas exposições de artes visuais. Ao seu lado está a Catedral que, embora tenha uma fachada modesta, guarda um verdadeiro tesouro em seu interior.

Catedral de Córdoba

Falando na Catedral, ela demorou quase 200 anos para ser construída. Hoje, é tida como um dos maiores destaques da arquitetura colonial argentina. Como já mencionado, está localizada na Plaza San Martín, mais precisamente entre as ruas Independencia e 27 de Abril.

As pinturas de sua cúpula, obras de arte e esculturas de santos católicos fazem da visita um momento único de contemplação.

Catedral de Córdoba: ponto de parada para os amantes de história e artes

Igreja dos Capuchinhos

Mais uma opção de passeio para quem gosta de conhecer igrejas. Esta, de estilo neogótico, foi construída entre 1928 e 1934. Um curiosidade sobre ela é a assimetria do topo das torres: as duas são diferentes entre si. Fica na esquina das ruas Obispo Oro e Buenos Aires. 

Igreja dos Capuchinhos: recomenda-se uma visita noturna para aproveitar o visual proporcionado pela iluminação

Manzana Jesuítica

É um dos passeios “obrigatórios” para quem visita Córdoba. Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o quarteirão chamado de Manzana Jesuítica, uma herança da ocupação jesuítica, está localizado no microcentro da cidade. Para visitar todas as construções do século XVII que ele abriga é necessário praticamente um dia inteiro.

Por lá é possível conhecer a Igreja da Companhia de Jesus, que encanta por seu teto em forma de barco invertido, de fato planejado por um engenheiro naval. Outro destaque é a Capilla Domestica.

Igreja da Companhia de Jesus: a entrada para a atração é gratuita

Também fazem parte do local o Museu Histórico da Universidade, a biblioteca jesuítica e ao Colégio Nacional Monserrat. Este último, inclusive, ainda possui os claustros originais.

Cripta Jesuítica

Localizada na esquina da Rivera Indarte e Av. Colón, a construção data do século XVIII. Entretanto, foi soterrada e, por isso, acabou sendo esquecida por muitos e muitos anos.

Em 1989, durante uma obra para instalação de cabos telefônicos, a Cripta Jesuítica foi redescoberta por acaso. Logo a Prefeitura restaurou o local, transformando-o em um centro cultural que recebe diversas mostras e apresentações artísticas.

Cripta Jesuítica: espaço reservado para exposições e visitação, tem entrada gratuita

Mercado Norte

Quer conhecer a fundo a cultura de um lugar? Visite seu mercado público! E, claro, o de Córdoba não é uma exceção. O lugar é perfeito para almoçar, tomar um café ou simplesmente caminhar pelas barracas conhecendo os produtos locais, tais como frutas, embutidos e queijos.

Funciona de segunda a sexta das 7h às 19h30 e aos sábados, das 7h às 14h30. Fica da Rivadavia, esquina com Oncativo.

Mercado Norte: o restaurante La Cocina de Fazzio, dentro do mercado, é bem avaliado e possui bons preços

Museu da Memória

Passeio perfeito para quem gosta de história, principalmente latino-americana. O Museu da Memória foi construído em um antigo centro de detenção e tortura da época da ditadura argentina.

Museu da Memória: atração gratuita, funciona de terça a sexta-feira das 10 às 18h

Naquele local, opositores do regime, militantes e ativistas políticos eram presos e torturados. Muitos deles tiveram seus filhos sequestrados e doados a famílias pró-ditadura.

Uma das coisas mais marcantes do museu são as fotos de pessoas que desaparecem durante o período ditatorial e nunca mais foram encontradas. Fica bem perto da Manzana Jesuítica e Praça San Martin.

Palacio Ferreyra – Museu de Belas Artes Evita

Os apaixonados por arte não podem deixar de conhecer o Palacio Ferreyra. Situado na Avenida H Yrigoyen, a bela construção, datada de 1914, possui um museu de belas artes em três andares. São mais de 400 obras para apreciar, sem contar as fantásticas exposições de arte.

Museu de Belas Artes Evita: o museu de artes plásticas mais importante da Argentina

Parque Sarmiento

Sabe aquele momento durante uma viagem agitada em que é preciso parar e relaxar um pouco? O Parque Sarmiento é  ideal para descansar em um ambiente mais tranquilo, cheio de verde, ou simplesmente fazer uma pausa.

Parque Sarmiento em Córdoba: um ótimo lugar para tirar belas fotografias

Entre atrações disponíveis estão o zoológico, museus, quadras esportivas, pista de patinação, ciclovia, teatro grego e muitas outras. Com opções para todos os gostos e idades, o parque também é um ótimo passeio para curtir com toda a família.

Paseo de las Artes

Ao todo, a feira de artesanato possui mais de 200 barraquinhas. Entre outras coisas, é possível comprar antiguidades, obras de arte, objetos de decoração, artigos em couro, pinturas, móveis, bordados e comidas típicas.

Paseo de las Artes: funcionamento aos sábados, domingos e feriados das 17h às 23h

Além da grande diversidade de produtos, algo que a torna ainda mais especial é o bairro em que está localizada, o Güemes. A região de tradição operária é famosa pelos ares boêmios e vocação artísticas.

Por isso, as ruas que ficam nos arredores da feira são um charme à parte. Depois de fazer compras, ainda dá para passear pelas lojas de artistas e ateliers de moda, além, claro, de aproveitar algum dos bares ou restaurantes.

Paseo del Buen Pastor

Seguindo a pegada de dicas culturais, o complexo localizado no centro da cidade tem que estar no roteiro. Atualmente um centro cultural movimentado, o prédio já foi capela, mosteiro e uma prisão para mulheres.

Paseo El Buen Pastor: funciona todos os dias das 9h às 20h

Além das obras de artistas locais, existe uma capela que foi dessacralizada e, atualmente, serve como palco para apresentações artísticas e shows. Destaque para o show de luzes que acontece todas as noites. Porém, é necessário verificar o horário com antecedência, uma vez que ele muda conforme a estação.

[bs_smart_list_pack_end][/bs_smart_list_pack_end]

Dicas extras

Boa parte dos pontos turísticos de Córdoba são fechados aos sábados e domingos. Por isso, é importante verificar os horários de funcionamento com antecedência. Se a viagem for curta, para aproveitar melhor todos os cantinhos da cidade, inclua pelo menos um dia útil na programação.

Nos arredores de Córdoba há atrações incríveis. É possível programar-se para visitá-las em viagens curtas, inclusive, organizadas por agências turísticas. Confira algumas sugestões:

Villa General Belgrano

Um pedacinho da Europa na Argentina. Colonizada por alemães, a cidade que fica a 86 quilômetros de Córdoba tem o auge de turistas em outubro, quando realiza sua versão da Oktoberfest.

Villa General Belgrano: construções típicas da Baviera

Alta Gracia

Bem pertinho de Córdoba, a aproximadamente 35 quilômetros, a pequena vila conta com duas atrações principais: o Museu Che Guevara e uma estância jesuíta construída no século XVII.

Estancia Jesuítica de Alta Gracia: quem vai de Córdoba para a Villa General Belgrano pode aproveitar e dar uma parada no local, já que é caminho

Capilla del Monte

Indispensável para quem gosta de misticismo. A cidade reúne ufólogos do mundo inteiro para tentar contato com extraterrestres no Cerro Uritorco. Há relatos de contatos imediatos desde a década de 30. Fica a 97 quilômetros de Córdoba.

Cerro Uritorco: a trilha rumo ao topo do monte é um programa indicado para os mais aventureiros e para aqueles que querem explorar o misticismo do local
Comentários (0)
Adicionar Comentário