Novo modelo de passaporte entrará em vigor – Saiba como ficou e quem deve trocar!
Está pensando em tirar o passaporte neste ano? Então, conheça o novo modelo lançado pelo Governo Federal!
O novo modelo de passaporte brasileiro foi criado com a parceria do Ministério das Relações Exteriores, Casa da Moeda e Polícia Federal.
A intenção da atualização é tornar o documento mais seguro contra as fraudes e melhorar a identificação dos brasileiros nos outros países. Segundo a International Civil Aviation Organization (ICAO), os passaportes devem sofrer atualizações a cada 10 anos.
Todavia, a última atualização do Brasil havia sido em 2006 e, só agora, o novo passaporte foi lançado.
Confira abaixo algumas informações sobre o novo modelo de passaporte brasileiro.
Mudanças na aparência
Com a mudança, o documento passará a ter ilustrações nas páginas com ícones mostrando a cultura e os biomas de todas as regiões do país: nordeste, norte, sudeste, sul e centro-oeste.
Por outro lado, a capa continua azul, mas, no modelo atual, ela vai começar a ter listras douradas que se cruzam entre si, o que dá uma aparência mais moderna para o documento.
Além disso, na página que possui os dados do cidadão, a foto colorida tirada no momento em que o documento é feito virá junto com uma foto em preto e branco elaborada com os dados biométricos do indivíduo.
LEIA MAIS: Como fazer o RG digital no celular? Saiba se está disponível para você!
Quando o novo passaporte começará a valer?
De acordo com o Ministério da Justiça, o novo passaporte começará a ser fabricado em setembro deste ano. Essa decisão se deu em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.
Todo mundo deve trocar o passaporte antigo pelo novo modelo?
Não! A troca do passaporte não será obrigatória. Isso porque, a sua emissão só será necessária quando o documento antigo vencer ou para quem deseja fazer a 1ª via do documento depois de setembro. Lembrando que a sua validade continua de 10 anos.
LEIA MAIS: Novas regras para tirar ou renovar a CNH em 2022 já estão em vigor!
O RG vai substituir o passaporte?
O Brasil possui acordo para o uso do documento de identidade, como um substituto do passaporte, apenas com os países do Mercosul. Logo, para aqueles destinos que não fazem parte desse grupo, continua sendo obrigatório a apresentação do passaporte.
Você pode conhecer quais são os lugares que aceitam o RG como substituto do passaporte aqui: Destinos internacionais para viajar sem passaporte.
Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!