Novas regras! Tudo que mudou na hora de fazer o seguro do seu carro

Susep publicou as mudanças no início do mês de setembro. Decreto vai facilitar o acesso da população ao seguro veicular, segundo o órgão.

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) alterou as regras para a aquisição de seguros de automóveis. A novidade começou a valer em 1º de setembro e muda alguns critérios na hora de adquirir esse serviço. De acordo com a Susep, a medida tem como objetivo facilitar a aquisição e desenvolver o mercado.

O seguro de automóveis arrecadou, apenas no primeiro semestre de 2021, R$ 17,43 bilhões. Esse valor foi 6,8% maior em comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar disso, informações do Denatran destacam que apenas 16% dos veículos brasileiros possuem seguro.

De acordo com a superintendente da Susep, Solange Vieira, a nova medida foi desenvolvida para deixar o seguro de automóveis mais acessíveis ao público. “Temos trabalhado para que o seguro seja cada vez mais uma opção para que o cidadão possa se proteger e proteger seu patrimônio. As mudanças no seguro auto propiciarão muitas oportunidades para o mercado e, principalmente, para novos consumidores de seguro. Trata-se de oferecer mais acesso e possibilidade de escolhas”, destacou.

Agora os seguros podem ser contratados de diversas maneiras. O principal destaque é que o seguro veicular agora pode ser feito vinculado ao motorista e não ao modelo exato do veículo. A medida foi pensada para facilitar o acesso ao seguro para motoristas de aplicativos e condutores compartilham automóveis.

As empresas de seguro também podem vender seguros para ocorrências específicas como batidas, furto, roubo e incêndio. A partir de agora eles podem ser vendidos de forma isolada ou combinada.

O diretor da Susep, Rafael Scherre, disse que as medidas vão fortalecer o mercado. “Esperamos um crescimento significativo do mercado nos próximos anos, com ampliação de cobertura, inclusão e, principalmente, inovação. E, a partir de agora, as bases para um ambiente favorável à competição e novos negócios, com menos restrições regulatórias, estão lançadas”, enfatizou.

Você pode conferir a nova norma completa aqui.

Comentários (0)
Adicionar Comentário