Quando não abastecer o seu carro dá multa: Veja a MULTA prevista na Lei!
Confira mais informações sobre essa infração e os perigos de deixar o veículo sem combustível.
As informações passadas inicialmente na autoescola devem ser seguidas durante todo o período em que se está conduzindo um veículo. No entanto, para muitas pessoas, algumas dessas orientações passam despercebidas, como a falta de combustível no tanque.
Quer entender sobre essa infração e os riscos que ela pode causar? Então, a seguir, leia mais sobre a multa por falta de combustível, seus riscos e como evitá-la.
Multa por falta de combustível
Conforme previsto no Artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), um veículo imobilizado na via por falta de combustível é considerado uma infração média. Dessa forma, é possível que haja remoção do automóvel, além da multa e dos pontos acrescidos na CNH.
A penalização nesses casos é aplicada rigorosamente, pois é uma obrigação do motorista verificar se o veículo possui combustível suficiente para se locomover até o destino. Portanto, o motorista flagrado nessa condição recebe uma multa no valor de R$ 130,16 e 4 pontos na carteira.
LEIA MAIS: Veja o que acontece se o motorista não renovar a CNH no prazo certo
O que é pane seca e como evitar
O evento do esgotamento de combustível é comumente chamado de pane seca, em que há incapacidade do sistema de fornecer combustível suficiente para permitir o funcionamento correto do motor. Isso pode acontecer por vários motivos, como bloqueio de combustível, contaminação do combustível por água, mau funcionamento do combustível, entre outros.
No entanto, a causa mais comum é a falta de abastecimento em tempo hábil para que o carro ou moto funcionem normalmente. Nestes casos, ocorre o desligamento do veículo e a luz no formato de bomba de combustível acende no painel. Para evitar que isso ocorra, certifique-se de que o sensor de nível do combustível está funcionando corretamente e mantenha o costume de observar a informação indicada, para abastecer quando chegar na reserva.
LEIA TAMBÉM: Pode comer enquanto dirige? Veja o que pode acontecer na CNH – e no bolso!
Consequências da pane seca
A pane seca pode provocar problemas mecânicos, pois sem combustível a bomba fica sem refrigeração, e isso acaba interferindo no funcionamento do automóvel. O problema maior é a troca da bomba, já que o custo gira em torno de R$ 350.
Além disso, a sujeira presente no fundo do tanque pode comprometer o sistema de injeção eletrônica. Com os bicos injetores sujos, a marcha fica lenta e irregular, além de perder força no momento da arrancada do veículo e causar falhas. Com isso, o prejuízo de conserto aumentará, e seu valor variará de veículo para veículo.
Gostou deste conteúdo e quer aprender mais sobre esse tipo de assunto? Continue navegando pelo Rotas de Viagem!