A Michelin apresentou ao mundo seu pneu que não fura. O conceito Michelin Uptis revoluciona o mundo dos pneus. Ele substitui a estrutura radial – inventada na década de 1940 por uma estrutura lamelar. O novo pneu usa borracha e fibra de vidro.
Criado com materiais renováveis ou de origem biológica e uma produção mais simples que pode ser realizada com impressoras 3D, o UPTIS ou o sistema antifuro podem servir para reduzir o número de pneus que são descartados anualmente.
Isso poderia significar menos uso de matérias-primas e resíduos, contribuindo para a visão da GM de um mundo com zero acidentes, zero emissões e zero congestionamento.
Desenvolvido nos últimos dez anos em colaboração com a General Motors, o Michelin Uptis tem sido submetido a testes desde 2019. Os resultados convincentes e instrutivos desses testes levaram o fabricante de Clermont-Ferrand a dar luz verde para o comercialização do produto.
As vendas do Uptis para carros de passageiros e caminhões devem começar em 2024 nos mercados do Leste Asiático. Não se espera que o Brasil veja esse pneu revolucionário apareça antes da segunda metade da década.
Sem vazamentos
Este pneu Uptis sem ar não pode ser furado e, acima de tudo, oferece durabilidade e resistência excepcionais. Segundo a Michelin, a vida útil é três vezes maior do que a de um pneu convencional.
Além disso, a estrutura da lamela garante que o Michelin Uptis resista melhor a impactos maiores e, ao mesmo tempo, ofereça melhor proteção aos aros. Finalmente, graças à sua estrutura padronizada, o Michelin Uptis pode ser equipado com todos os tipos de piso e oferecido como pneu de verão, inverno ou todas as estações para uso em estrada ou off-road.