“Andaime para flechar peixe”, “estaca à qual a canoa é atada enquanto se pesca”… estes são os significados, na língua Tupi, para Jacumã. E por que saber a etimologia de uma palavra no idioma indígena? Para falar da Lagoa de Jacumã, o paraíso potiguar famoso pelo esquibunda, aerobunda e banhos tranquilos em família.
A Lagoa de Jacumã, assim como outras praias do Rio Grande do Norte, chama a atenção por suas paisagens. A proximidade da capital, Natal, torna a região perfeita para um passeio bate e volta, tanto para turistas quanto para os próprios natalenses. Excelente para banho, oferece estrutura perfeita para passar um dia tranquilo e relaxante.
Onde fica a Lagoa de Jacumã?
A Lagoa de Jacumã está localizada na cidade de Ceará Mirim, a 35km de Natal. E como chegar à Lagoa de Jacumã? A maior parte dos turistas sai da Praia de Ponta Negra, na capital, de onde segue pela Via Costeira até cruzar a Ponte Newton Navarro. Depois, basta pegar a BR-101 até a RN-160.
Três quilômetros depois, o viajante sai da estrada e vira à direita em uma rua sem asfalto, ponto que requer alguma atenção. Por fim, siga reto até um portal e vire à esquerda. A partir daí, é só ir seguindo as placas até avistar as primeiras barraquinhas da Lagoa de Jacumã. O trajeto tem o tempo total estimado de uma hora.
Sobre a Lagoa de Jacumã
O cenário predominante deste bracinho de mar chamado Lagoa de Jacumã são as dunas rodeadas por belos coqueirais. Para chegar até lá, o turista pode tanto contratar um passeio direto quanto um passeio de buggy para o litoral norte. Esta, inclusive, é uma excelente opção, tendo em vista o trajeto passando por várias praias até a chegada.
A Lagoa é conhecida por duas atrações que acabaram virando patrimônio turístico do Rio Grande do Norte: o esquibunda e o aerobunda. O primeiro consiste em descer a duna gigantesca em uma lona ou prancha até chegar ao rio. O aerobunda, por sua vez, é a descida em uma espécie de tirolesa que deságua, também, na lagoa.
É importante chamar a atenção para o fato de que ambos são feitos após subir as dunas do município, feito impossível de realizar a pé. Nenhum atleta com todo o preparo físico possível consegue subir se não for de buggy. O automóvel pode ser contratado nas diversas empresas especializadas.
Ainda, existem dois locais para a prática do esquibunda. Um deles é o Skybunda do Cícero, no meio das dunas. O outro é o Complexo Santa Mônica, com acesso pela estrada que liga as praias de Jacumã e Muriú. Lá, o viajante ainda encontra estrutura completa com bar, piscina com água corrente e toboágua.
Mas, se sua intenção for apenas lagartear sob o sol e conhecer a lagoa, o acesso é mais simples. Porém, é interessante destacar que o passeio de dia inteiro é longo, durando de seis a oito horas. Portanto, não é muito indicado para crianças pequenas, E como é infraestrutura local?
A hospedagem na região não é muito variada, até pela presença de muitas casas de veraneio. No entanto, o visitante encontra boas opções para alimentação, em sua maioria, petiscos. Se quiser completar a viagem, também pode seguir até as praias de Porto Mirim, famosa por seus coqueirais, e Muriú, cheinha de barracas beira-mar.