Itália tem a melhor reputação de turismo da Europa – mas tem um grande desafio

Itália enfrenta desafios nas redes sociais, mesmo sendo o destino europeu mais atraente para o turismo, ultrapassando até gigantes como a Alemanha. Confira!

É campeã, mas dá para melhorar! Parece que a Itália entende bem disso quando o assunto é turismo. Recentemente, o país conquistou o primeiro lugar no Índice de Reputação do Turismo Europeu, mas tem um desafio pela frente: fazer bonito nas redes sociais.

Itália enfrenta problemas com redes sociais mesmo sendo a líder do turismo europeu

A pesquisa realizada pela Demoskopika colocou a Itália no topo com 109,1 pontos, seguida pela Espanha com 105,3 e Alemanha com 101,6. Mandando bem em destinos online, popularidade e confiança no TripAdvisor, e sendo vice na avaliação quando o assunto são acomodações, fazendo a Itália se destacar em diversas categorias.

LEIA MAIS: Hotel na Suíça oferece experiência em quarto sem paredes e sem teto – Conheça!

Mas, quando o assunto é reputação social nas redes, a Itália ficou atrás de Espanha, Portugal, Grécia e Alemanha, ocupando o quinto lugar. O problema? Um uso não muito inteligente quando o assunto são as redes sociais por parte do conselho nacional de turismo italiano, o ENIT, e o Italia.it.

Raffaele Rio, presidente da Demoskopika, falou sobre a necessidade de a Itália dar um “upgrade” nas redes sociais, conseguindo trabalhar junto às estratégias dos concorrentes europeus. Ele apontou que a Itália precisa de ações mais incisivas para promover suas ofertas de turismo.

LEIA MAIS: A ‘maldição’ de Pompeia: Turista devolve pedras que pegou da cidade e pede desculpas em carta

A ministra do Turismo, Daniela Santanchè, mesmo elogiando os resultados, não deixou barato e disse que “não são suficientes”. Para ela, a Itália precisa ir além, apresentando a melhor oferta turística em riqueza, profundidade e qualidade. Querem ser não só o destino online mais atrativo, mas também o mais escolhido.

“Em suma, devemos continuar num caminho de construção de propostas turísticas de qualidade e de fortalecimento da reputação da marca”, acrescentou a ministra, destacando que a nova abordagem turística será um ponto fundamental para o crescimento do país.

Você pode gostar também