IPVA atrasado pode ser parcelado? Saiba como fazer o pagamento!
Veja o procedimento para emitir o boleto parcelado!
O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma taxa anual, cujo valor depende da categoria de veículo que você possui. É uma espécie de imposto cobrado para você poder transitar com o seu carro.
Para os motoristas que não realizaram o seu pagamento neste último ano, alguns estados brasileiros definiram regras que permitem o parcelamento através de boleto. Confira abaixo como solicitar!
LEIA MAIS:
- O que acontece se você não pagar o IPVA no prazo? Saiba as consequências!
- IPVA zero: mais um modelo de moto pode ser contemplado com benefício!
Como parcelar o IPVA atrasado
Por ser um imposto estadual, cada UF tem seu próprio sistema de parcelamento com as condições específicas para cada localidade.
Então, hoje ensinaremos o passo a passo para emitir o boleto de pagamento para o estado de São Paulo.
Primeiramente, acesse ao site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz) ou o próprio site do Detran. Lá você deverá emitir uma nova guia calculada com as multas atualizadas do IPVA.
Para isso, é só acessar a página de “Dívida Ativa da Procuradoria” e buscar a opção “Consultar Débitos”.
Após incluir seus dados, você consegue consultar os débitos pendentes. Dentre as opções, estará a de “Parcelamento”.
Por fim, é só clicar nessa opção, que o próprio site irá gerar um boleto conforme o número de parcelas escolhidas.
Caso restem dúvidas sobre o parcelamento, o site fornece um manual de informações para esclarecimento, além de seus canais de atendimento.
Onde posso pagar?
Com o boleto em mãos, o pagamento pode ser feito mensalmente em qualquer agência bancária de sua preferência, online ou física, ou se preferir nas Loterias Federais.
Quero adiantar algumas parcelas, eu posso?
A guia do boleto é sua, e você pode pagá-la como quiser. Se você pretende adiantar alguns meses, basta utilizar o código de barras do boleto e realizar o pagamento caso este já esteja disponível.
É importante salientar que o proprietário do veículo também pode realizar o pagamento total do IPVA, devendo seguir o mesmo caminho no site do Sefaz, e optar pelo “Pagamento total” do débito.
Gostou de saber que o seu IPVA atrasado pode ser parcelado? Para ler mais sobre outros temas relacionados, basta acessar o Rotas de Viagem!