O Uruguai, assim como os demais países latino americanos, é rico em diversidade e tradições. Por isso, ao falar de festas típicas do Uruguai, consideramos a manifestação da identidade do país, além de ser uma excelente forma de conhecer este povo. O calendário de festas uruguaias é cheio, com celebrações ocorridas durante todo o ano. Seja por motivos religiosos ou culturais, pelo menos nove importantes festas são um o convite perfeito para um roteiro de viagem por lá.
O Uruguai vive festividades importantes abertas a todos, das quais os seus cidadãos podem desfrutar. Essas celebrações típicas de natureza étnica, religiosa, musical e folclórica ajudam, inclusive, no planejamento de visitas, já que o turismo interno é mais intenso e há maior disponibilidade de serviços turísticos. Independente da natureza, todas refletem os diferentes traços de identidade uruguaia, bem como a própria diversidade cultural.
Como já destacado, o calendário festivo no Uruguai é extenso, por isso, todas as celebrações ocorridas no país não caberia em uma lista só. Mas, facilitamos para que você conheça nove importantes festas tradicionais do Uruguai para planejar seu roteiro de experiência pelo país.
Calendário de festas populares no Uruguai
Janeiro
Desfile de Abertura do Carnaval
O Desfile que inicia o Carnaval no Uruguai ocorre na quarta semana de janeiro e é conhecido por ser o mais longo do mundo. O personagens desfilam pela Avenida 18 de Julio, em Montevidéu, mostrando suas fantasias, músicas e danças.
Também conhecido como Call Parade ou Desfile de Llamadas, é considerado um dos festivais mais importantes do país. O desfile faz uma espécie de homenagem à comunidade afro do país.
Semana San Fernando
A Semana San Fernando é realizada na Esplanada do campus Municipal, em Maldonado, e envolve mais de 90 mil pessoas. Os visitantes encontram estandes de artesanato, praça de alimentação, além de conferir shows musicais e artísticos.
Fevereiro
Festival Nacional de Folclore
O Festival Nacional de Folclore acontece o primeiro final de semana de fevereiro, no Parque da Hispanidade (Durazno). Trata-se de um concurso para promover artistas e compositores emergentes, possibilitando que o visitante aprecie a música de artistas nacionais.
Março
Festa da Pátria Gaúcha
A Festa da Pátria Gaúcha acontece de quinta a domingo, na primeira semana de março, na Sociedade de Pátria e Tradição Crioula e na lagoa Lavanderas, em Tacuarembó. Um dos festivais mais populares do país permite desfrutar da recriação de costumes gaúchos, além de assistir a competições a cavalo e desfiles de cavalaria.
Semana da Cerveja
Outro importante festival nacional, a Semana da Cerveja é realizada na Avenida de Los Iracundos, Paysandú, contando com cerca de 140 mil participantes anualmente. A festa traz eventos musicais, culturais e esportivos, além de exposições de artesãos e venda de produtos em geral.
Junho
Celebração das Fogueiras de San Juan
A Celebração das Fogueiras de San Juan tem origem pagã, sendo introduzida no país pela comunidade catalã. Comemorada na Plaza José Pedro Varela, no bairro de Pocitos, Montevidéu, a festa acontece no dia 23 de junho, quando uma grande fogueira é armada na praça. Junto a ela, danças típicas, comida tradicional e vinho quente.
Agosto
Noite da Nostalgia
A Noite da Nostalgia é a festa mais movimentada do país, sendo comemorada em diferentes partes de Montevidéu e interior. Celebrada no dia 24 de agosto, conta com diferentes festas realizadas em salões, bares e pistas de boliche. O lema é trazer de volta velhos hits musicais para dançar e lembrar.
Novembro
Abraço do Solís Grande
O Abraço de Solís reúne, no terceiro fim de semana de novembro, 25 mil pessoas no Paraje dos Puentes de Maldonado. A ideia é proporcionar atividades recreativas para crianças, música, dança, esportes aquáticos, além de prover uma praça de alimentação.
Dezembro
Véspera de Ano Novo no Mercado do Porto (Mercado del Puerto)
A Véspera de Ano Novo no Mercado Portuário se destaca entre as celebrações mais emblemáticas da capital, quando milhares de pessoas se reúnem, nos dias 24 e 31 de dezembro no Mercado del Puerto, no bairro de Ciudad Vieja. Lá, comem e bebem nos bares da região para, depois, comemorar com danças e tambores. Uma tradições dos moradores dos prédios vizinhos é molhar os transeuntes com água ou sidra.
E, então, o que achou das festas tradicionais do Uruguai? Já participou de alguma delas? Conta pra gente como foi!
Tenho um trabalho de Espanhol com esse tema para entregar em breve, e esse site me salvou. Obrigada à quem escreveu!