Ah, Paris, com sua elegância, monumentos históricos e gastronomia estrelada. A Cidade Luz, como merecidamente é chamada, é beleza em cada beco, charme em todos os cafés e bistrôs. Assim como tantas capitais europeias, Paris respira história, por ter sido palco de batalhas revolucionárias desde a Idade Média. Se cada monumento falasse, quanta coisa lida em livros seria confirmada ou até desmentida! E, falando em monumentos, como deixar de fora a história e curiosidades do Arco do Triunfo?
A construção é o ponto de encontro de doze importantes avenidades parisienses, entre elas, a famosa Champs Elysées. Com toda a sua opulência, o majestoso monumento está ali para celebrar conquistas, homenagear heróis de guerra e relembrar desafios. Também recorda feitos inimagináveis, como passar um avião por baixo de seu arco. Inspirado nas tradições romanas de celebrar conquistas militares através de construções, o Arco do Triunfo oferece uma das vistas mais lindas de Paris.
Paris tem, sim, pontos turísticos que são parada obrigatória. Torre Eiffel, com toda a sua estrutura; Mona Lisa e seu sorriso enigmático cuidadosamente guardado no Museu du Louvre; a Catedral de Notre Dame e a vista de cartão postal (além do lar do Corcunda personagem de desenho animado); ou, os passeios pelo Rio Sena. Mas, conhecer a história, descobrir as curiosidades e visitar o Arco do Triunfo é, sem dúvida, uma experiência de valer a pena!
A História do Arco do Triunfo
O ícone conhecido como Arco do Triunfo é a pura história inscrita em paredes. Sua construção foi encomendada pelo imperador Napoleão Bonaparte ao arquiteto Jean Chalgrin, em 1806, para celebrar a vitória francesa na Batalha de Austerlitz. A ideia era seguir a tradição da Roma Antiga de comemorar conquistas militares mediante a construção de arcos.
É bem verdade que levantar o monumento não foi fácil e sua finalização demorou três décadas. A conclusão mesmo da obra se deu 15 anos após a morte de Bonaparte que, ele mesmo, protagonizou batalhas e saiu vencido de muitas delas. O monumento foi construído no centro da cidade, com 50m de altura e base de 45m por 22m. Apesar de, aparentemente ser uma estrutura maciça, o Arco do Triunfo permite visitas internas, incluindo um museu que mostra a origem e o processo de construção do monumento.
As paredes do Arco do Triunfo trazem os nomes das batalhas vencidas pelo exército napoleônico nos quatro pilares, além dos 558 generais napoleônicos. Muitos, inclusive, foram mortos nas guerras. Além disso, as mesmas paredes também trazem frases e pequenos versos pertinentes à construção do país, além de guardar esculturas cênicas bonitas e importantes. Entre elas, A Marselhesa, figura de uma mulher que chama o povo francês para lutar e revolucionar o país.
Ao longo de sua história, o Arco do Triunfo representou, e ainda o faz, o patriotismo e orgulho que os franceses carregam da nação. A França foi palco de intensos movimentos sociais, com lutas históricas para derrubar governos e construir novos. Por isso, o monumento tornou-se ponto de partida para manifestações promovidas pela população. A construção também testemunhou momentos históricos, como passagem dos restos mortais de Napoleão (1840) e desfiles militares de duas grandes guerras (1919 e 1944).
Hoje, como planejado por Napoleão, o Arco serve para paradas militares e, nos desfiles, soldados passam por baixo dele. A história conta que, após alcançarem a vitória em Austerlitz, Napoleão teria prometido ao seu exército que, dali em diante, só caminhariam sob um arco triunfal. Por isso, a ordem para construí-lo. Como já mencionado, o monumento é confluência de doze avenidas parisienses, entre elas, a Champs Elysées. Dele, também se observa o Bairro de La Defense.
Curiosidades sobre o Arco do Triunfo
E você, já conhecia a história do Arco do Triunfo? E de outros monumentos de Paris? Teve a oportunidade de visitar algum deles?