Plantas que têm o poder de afastar as formigas; veja como usá-las!
Esses insetos são o terror de todo jardineiro.
Cuidar das plantinhas pode ser muito recompensador. Afinal, vê-las crescerem e ficarem cada dia mais bonitas em nossos jardins pode até mesmo transmitir uma sensação de orgulho. No entanto, quando aparecem algumas pragas, muita dor de cabeça pode acabar surgindo, especialmente quando falamos das formigas-cortadeiras. Quer saber como se livrar delas? Confira abaixo.
Como acabar com as formigas
As formigas em sua horta ou jardim podem ser eliminadas de forma muito simples. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, basta adotar alguns hábitos e truques para que em pouco tempo esses insetos deixem suas plantinhas em paz.
LEIA MAIS: Quantas formigas existem no mundo? Veja esse número impressionante!
Segundo o órgão, a melhor aposta é usar outras plantas repelentes, como o sisal, o angico e a pimenta-vermelha. Com isso, você poderá reduzir os prejuízos em suas hortas e pomares.
Como preparar as suas plantas
O processo feito com cada uma das plantas repelentes pode variar um pouco. Para o sisal, você deverá triturar 5 folhas médias e deixá-las de molho em 5 litros de água por pelo menos dois dias. Depois, coloque-as ao redor de sua planta, próximas ao solo, e espere até que faça efeito.
Já com o angico, deixe 1 kg de folhas de molho em 10 litros de água durante 8 dias, para então repetir o mesmo processo do sisal. Ele é mais útil em grandes hortas e plantações com longas áreas, proporcionando mais praticidade para os jardineiros.
LEIA TAMBÉM: 4 utilidades da cebola (além de temperar a comida) que você não conhece!
Por fim, para um macerado de pimenta-vermelha, coloque 100 g desta em uma vasilha e esmague. Em seguida, adicione água até que a pimenta amassada fique coberta, e deixe-a descansar por 24 horas. Depois, basta coá-la, e acrescentar uma colher de café e sabão em pó biodegradável.
Com qualquer uma das alternativas, as formigas deverão ir embora, mas é importante entender que elas ainda podem atacar nos primeiros dias. Entretanto, com o tempo, somem por conta da matéria orgânica incorporada ao solo.
Se você gostou deste artigo e quer ter acesso a vários outros, é só continuar navegando pelo Rotas de Viagem!