Quantas formigas existem no mundo? Veja esse número impressionante!

Confira mais sobre uma pesquisa que estimou a quantidade desses insetos no mundo

As formigas, apesar de pequenas, conseguem fazer um bom trabalho. E podemos concordar que não há reclamações sobre elas não evoluírem de tamanho com o passar dos anos. Mas uma pergunta sobre esse tipo de inseto sempre ficou no ar: quantas formigas existem no mundo? Para finalmente obter uma resposta a essa questão, confira o artigo na íntegra!

Quantas formigas existem no mundo?

Motivados por esse intenso questionamento, um grupo de pesquisadores da Escola de Ciências Biológicas da Universidade de Hong Kong chegou a um número estimado de formigas. Para isso, utilizaram dados de estudos anteriores que envolveram populações de formigas em todos os continentes. 

LEIA MAIS: Afaste as formigas de sua casa com essas dicas caseiras – Confira!

Dessa forma, procuraram estudos publicados entre 2014 e 2020, buscando os que possuíssem a palavra Formicidae (a família das formigas dos insetos). Em seguida, utilizaram estimativas de tamanho populacional de 489 desses para chegar a um total global aproximado. 

Por meio dessa junção de informações, eles estimaram que a população de formigas está entre 1 e 10 quatrilhões, sendo esse número 20 vezes maior que uma pesquisa anterior já feita. 

Ninguém jamais havia reunido um conjunto de dados sobre formigas em escala global. Por isso, embora soubessem que seria um número alto, principalmente nas florestas tropicais da África Ocidental, ninguém imaginou que ele seria tão elevado. 

LEIA TAMBÉM: As 15 comidas mais estranhas do mundo

Para chegar a essa conclusão, o estudo também estimou que a biomassa total das formigas pesa 12 megatons, ou 12 milhões de toneladas, de carbono seco um quinto da biomassa de todos os humanos. Isso é, inclusive, um fator que revela o quão importante as formigas realmente são. 

Esse é um primeiro passo muito importante para a Ciência. Isso porque, saber quantas formigas existem e onde elas realmente vivem, pode ajudar os cientistas a rastrear melhor como essas populações são afetadas pelas mudanças climáticas e por outros problemas ambientais.

Gostou desse conteúdo? Confira mais artigos semelhantes no Rotas de Viagem!  

Você pode gostar também