Belas e perigosas! Veja 3 plantas que são venenosas para os seus pets

Decorar a casa com plantinhas é um ato normal, no entanto, se você tiver animais em casa, precisa tomar cuidado com as suas escolhas!

Quem nunca viu um cachorro ou um gato brincando com aquela folha ou galho no jardim? Essa é uma atitude muito comum deles, seja para aliviar o estresse ou simplesmente por diversão. No entanto, os seus donos precisam ficar atentos a quais espécies são prejudiciais aos pets, pois existem plantas tóxicas para os animais de estimação, que podem causar diversos efeitos colaterais no animal.

Por isso, listamos a seguir as 3 principais plantas que devem ser evitadas em casa perto dos animais.

Plantas tóxicas

Confira agora quais são as 3 principais:

LEIA MAIS: 3 truques para acelerar o crescimento da sua plantinha

Azaleia

A azaleia é muito comumente encontrada em jardins devido à sua beleza e cores vivas, e também é utilizada como uma planta ornamental em casas e apartamentos. No entanto, se você tem um animal de estimação, deve evitar ter essa espécie em sua vida.

Se ingerida, ela pode causar danos graves ao seu animalzinho, pois contém andromedotoxina em sua composição. Essa substância causa problemas intestinais severos cerca de seis horas após o consumo, além de provocar alterações neurológicas e no ritmo cardíaco do animal.

Tulipa

As tulipas possuem formas e cores que são vistas como “divertidas” pelos pets, despertando a curiosidade neles. Infelizmente, essas plantas contêm uma alta concentração de veneno no bulbo das flores, que é completamente tóxico, especialmente para os gatos.

Quando ingerida, a tulipa pode causar reações leves a moderadas no sistema respiratório do animal, além de salivação excessiva.

LEIA TAMBÉM: 5 raças de cachorro que parecem filhotes para sempre

Lírio

O lírio é uma planta muito comum em casas brasileiras, porém, é venenoso em sua totalidade para os animais de estimação. Ou seja, todas as partes dessa planta são perigosas para eles.

É uma das plantas mais prejudiciais e seu consumo pode causar desde intoxicação simples até convulsões. Os sintomas incluem irritação oral, ocular e nas mucosas, vômitos, diarreia, alterações nos rins, alterações neurológicas e arritmias.

Portanto, nem pense em ter essa planta ou qualquer uma das outras mencionadas perto do seu animal, por mais bonitas e decorativas que possam ser.

Gostou deste artigo e quer ver mais conteúdos semelhantes? Então continue navegando pelo Rotas de Viagem!

Você pode gostar também