Rica mistura cultural, diversidade étnica e uma verdadeira paixão por festas. Os fluminenses sabem, verdadeiramente, como fazer uma boa celebração! Muito além do Réveillon e Carnaval, sem dúvida os eventos mais famosos do estado, o Rio de Janeiro tem tradição de eventos de todos os tipo durante, praticamente, todo o ano. Por isso, conheça festas típicas do Rio de Janeiro que vão de encantar!
Ok, o Carnaval e Réveillon são duas das maiores festas do Rio de Janeiro, responsáveis por levar hordas de turistas na alta temporada. Mas, o viajante também encontra outras celebrações incríveis na Cidade Maravilhosa e, também, no interior. O calendário de eventos no estado é generoso, com atrações que variam de feira literária cult a outras festas regionais. É evento para todos os estilos!
Listamos, abaixo, algumas das melhores festas típicas do Rio de Janeiro que vão muito além do Carnaval. A ideia é te fazer desbravar todo o estado, aproveitando para conhecer cidades históricas e um outro lado da capital que, talvez, você não conheça!
Festas típicas do Rio de Janeiro
Carnaval
O Carnaval é tradição em todo o país, mas não há dúvidas de que, no Rio, é diferente de qualquer outro. Vibrante e elétrico, a festa na capital movimenta influentes escolas de samba que se preparam, por todo o ano, para desfilar pelo Sambódromo com enormes carros alegóricos, fantasias elaboradas, danças exuberantes ao som das batidas rítmicas dos tambores de samba.
Ainda na capital, moradores e turistas curtem os queridos bloquinhos de rua para todas as idades e estilos. Mas, a folia não fica restrita à Cidade Maravilhosa! No interior do estado, Niterói, Maricá e Cabo Frio esbanjam alegria, também, com seus blocos de rua. A terra do humorista Paulo Gustavo também tem seu próprio desfile de escolas de samba. Maricá, por sua vez, descentraliza a festa com carnaval em todos os cantos da cidade.
Já no litoral, é em Cabo Frio e Arraial do Cabo guardam as melhores praias para turistas e foliões. Subindo a serra rumo a Nova Friburgo, a dica é curtir bloquinhos de rua e escolas de samba, sem deixar de relaxar na natureza de uma das regiões mais bonitas do Rio de Janeiro. Ainda no interior, Miguel Pereira e Vassouras sempre contam com charmosos blocos de rua.
Festa do Divino
A Festa do Divino é uma antiga celebração católica de Paraty que acontece 50 dias após a Páscoa, mais precisamente a partir do sétimo domingo. A celebração dura uma semana e se configura como importante festival folclórico que, ainda, arrecada alimentos para pessoas carentes. O número de turistas que querem celebrar a festa aumenta a cada ano, acompanhando grupos fantasiados que cantam e dançam de porta em porta.
Festa de Iemanjá
A Festa de Iemanjá deriva da Umbanda, religião afro-brasileira que agradece a Iemanjá, mãe das águas e de todos os deuses e deusas. Celebrada no dia 31 de dezembro, se mistura às multidões que se acotovelam na Praia de Copacabana na espera do Ano Novo. Os fiéis e foliões oferecem flores brancas e velas a Iemanjá, na esperança de que ela atenda seus desejos.
A crença é de que as ofertas deixadas na água são trazidas de volta à areia, sinalizando que os desejos serão concedidos. Celebrações também acontecem em 2 de fevereiro, o Dia Oficial de Iemanjá, em toda a cidade.
Árvore de Natal da Lagoa
A iluminação da Árvore de Natal da Lagoa acontece no início de dezembro, dando início à contagem regressiva oficial para a tão importante data. A árvore de metal é uma seqüência interminável de lâmpadas que tem 82 metros de altura. Os fios iluminados são enrolados em torno da árvore que, inclusive, saiu no Guiness Book como a maior árvore de Natal flutuante do mundo. Além do acendimento, os visitantes também curtem apresentações musicais ao vivo e food trucks.
Dia de São Sebastião
O Dia de São Sebastião, no dia 20 de janeiro, é um feriado que celebra a fé inabalável no cristianismo. Por todo o centro da cidade do Rio, passa um desfile em homenagem ao santo padroeiro.
Festa Literária Internacional de Paraty
A charmosa e histórica cidade de Paraty ganha nova cara no meio do ano com a famosa Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP. Durante cinco dias, turistas, leitores e grandes nomes da literatura lotam a cidade para acompanhar o evento famoso internacionalmente. Na Tenda dos Autores, há uma troca cultural intensa responsável por enriquecer o cenário lírico da pequena vila litorânea.
Festa da Penha
No mês de outubro, acontece a Festa da Penha, comemoração tradicional carioca que mistura contrição religiosa e festividade laica. Um dos pontos altos da aclamação popular, a festa traz um santuário elegantemente montado na Igreja da Penha que, inclusive, empresta seu nome ao bairro homônimo da Zona Norte. Milhares de romeiros são esperados, anualmente, para festejos e pagamentos de promessas.
A Festa da Penha e suas celebrações religiosas são responsabilidade de uma comissão composta por membros da Irmandade da Penha. Quando se fala que a festa também envolve o laico, considera-se a apresentação de atrações, como conjuntos de samba e chorinho, além de grupos de quadrilhas, caxambu e mineiro-pau.
Festival Gastronômico de Búzios
Nos primeiros finais de semana de julho, acontece o Festival Gastronômico de Búzios, aguardada festa regional que movimenta o calendário turístico da cidade. Moradores e turistas são atraídos para provar os pratos servidos por dezenas de restaurantes espalhados por diferentes lugares do balneário.
Réveillon
É claro que o Réveillon, ou Festa de Ano Novo no Rio, não poderia ficar de fora dessa lista! Anualmente, cerca de 2 milhões de pessoas invadem as areias e calçadões da Praia de Copacabana para celebrar a paz e confraternizar na chegada do Novo Ano. Com garrafas de vinho ou champanhe às mãos, visitantes comemoram a virada observando a bombástica queima de fogos iniciada à meia noite.