7 Festas e Manifestações populares de Alagoas e suas raízes

A cultura alagoana tem suas origens nos elementos negro, índio e branco, configurando imensa riqueza e variedade de tradições.

Alagoas, assim como os demais estados do Nordeste, tem cultura e folclore de extrema riqueza, graças à forte tradição transmitida por gerações. Suas raízes têm origem nos três principais elementos colonizadores do Brasil, isto é, negros, brancos e índios. Não à toa, as manifestações, cantigas e danças são tão variadas que fica difícil listar as principais festas populares de Alagoas. 

As manifestações folclóricas alagoanas acontecem o ano inteiro, considerando os variados períodos festivos. São mais de 30 manifestações, sendo que as mais conhecidas tem cunho religioso, destacando-se em épocas específicas, como o Natal e Páscoa. Mas, é impossível falar de Nordeste sem mencionar as quadrilhas das festas juninas, as festas que celebram as raízes africanas e a homenagem à pecuária.

Antes de falarmos das principais festas tradicionais de Alagoas, é importante diferenciar duas fortes manifestações que resgatam a identidade e tradição cultural alagoanas: danças e folguedos. Existem mais de 29 folguedos e danças no estado, cuja diferença está na representação presente nos primeiros e ausente na segunda variação. Lembre-se disso ao memorizar ou assistir qualquer uma das variedades!

Principais Manifestações e Festas Populares de Alagoas

Guerreiro das Alagoas

Trajes típicos do Guerreiro de Alagoas (fonte: G1)

Folguedo natalino de caráter dramático profano-religioso comemorado entre os dias 24 de dezembro e 06 de janeiro. Anuncia, de porta em porta, a chegada do Messias e homenageia os três Reis Magos. O Guerreiro das Alagoas nasceu entre 1927 e 1929, sendo representado por 25 a 35 guerreiros ricamente vestidos por trajes que representam igreja, palácios, catedrais, diademas e coroas, guarda-peitos, calção e mantos. 

Bom Jesus dos Navegantes

Peregrinação do Bom Jesus dos Navegantes, na cidade de Penedo/AL

O Bom Jesus dos Navegantes acontece nas cidades de Pão de Açúcar e Penedo há várias décadas, sendo um dos eventos mais tradicionais do estado. Reverencia o protetor dos navegantes por meio de manifestações religiosas e culturais nas quais devotos saem pelo Rio São Francisco em barcos, lanchas e canoas. Além da peregrinação, são promovidas apresentações de folguedos populares, atividades esportivas, shows de artistas locais e nacionais.

Reisado

Reisado

 

O reisado é um auto popular profano religioso de origem portuguesa, cuja principal característica é a farsa do boi. No reisado, o boi dança, brinca, é morto e ressuscita. Assim como no guerreiro das Alagoas, grupos de músicos, cantores e dançadores saem de porta em porta anunciando a chegada do Messias e homenageando os reis magos. A festa também é realizada entre 24 de dezembro e 06 de janeiro, louvando os donos das casas que recebem o grupo .

Nossa Senhora do Bom Conselho

Missa campal da Festa de Nossa Senhora do Bom Conselho

A Festa da Padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho é o maior evento religioso e cultural do interior de Alagoas. Entre 23 de janeiro e 02 de fevereiro, as festividades envolvem a população de Arapiraca, sendo o seu ápice às 16h do último dia. É aí que a imagem de Nossa Senhora do Bom Conselho chega pelas mãos dos Cavaleiros da Ordem de Nossa Senhora, pertencentes à Associação dos Criadores de Cavalos de Sela de Arapiraca.

Eles saem de Bom Conselho – PE no dia 31 de janeiro, em cavalgada, repetindo o percurso histórico iniciado em 1948 por Manoel André pelos distritos rurais. Chegando a Arapiraca, a imagem da padroeira passa pelas principais ruas do município, finalizando a peregrinação na missa campal. 

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição

Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Água Branca/AL

A Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição é realizada no dia 8 de dezembro e representa forte tradição no estado, especialmente no interior. Nas homenagens à padroeira de Água Branca, várias atividades religiosas prestigiam a comemoração, incluindo celebração de missa na igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, procissões, leilões, quermesse, novenas e apresentação de folguedos. 

Pastoril

Encenação de grupo de Pastoril

O pastoril é o folguedo mais conhecido e difundido do estado. Originado a partir das tradições portuguesas e francesas antigas, ainda conserva a estrutura dos Noéis de Provença, na França. Trata-se de fragmentação do presépio, com textos constituídos por canções e danças religiosas de épocas e estilos variados.

Chegança

Folguedo Natalino Chegança

A chegança é derivada das lutas e danças entre cristãos e mouros da Europa. Por isso, representa dificuldades como tempestade, contrabando, briga entre marujos e lutas entre cristãos e mouros infiéis, remetendo à temática relacionada ao cotidiano marítimo. 

festas populares
Comentários (0)
Adicionar Comentário