Estudo sugere papel benéfico do café na prevenção do Alzheimer
O café expresso tem o poder de diminuir a agregação e condensação da proteína Tau, associada ao Alzheimer
O café expresso é uma das bebidas mais populares no mundo, apreciada por milhões de pessoas diariamente. Sua intensidade e sabor distintos conquistaram paladares em todas as culturas.
Além de proporcionar uma dose de energia, o café expresso tornou-se um símbolo social e uma paixão global, unindo indivíduos em torno de uma simples xícara de prazer.
O papel do café na prevenção da doença de Alzheimer
A pesquisa científica tem revelado novas perspectivas sobre o consumo de café expresso e seu possível papel na prevenção da doença de Alzheimer.
Além de ser conhecido por seus efeitos estimulantes diários, o café também demonstrou propriedades neuroprotetoras contra o Alzheimer, interrompendo a formação das placas de proteína associadas à doença.
LEIA MAIS: Está sempre doente? Veja 3 hábitos que afetam a sua imunidade!
Estudos científicos, como o publicado na revista Journal of Agricultural and Food Chemistry, revelaram efeitos benéficos do café expresso na inibição da formação de proteínas ligadas a doenças neurológicas, como o Alzheimer e Parkinson.
Pesquisadores da Universidade de Verona conduziram experimentos in vitro para verificar os benefícios do café, encontrando evidências de que o consumo moderado de duas a três xícaras por dia pode reduzir a formação de placas tau, relacionadas ao desenvolvimento do Alzheimer.
Apesar dessas descobertas promissoras, novas pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados. Isso porque é preciso entender melhor como o café pode agir como modulador da agregação e toxicidade da proteína tau no cérebro.
LEIA MAIS: 5 alimentos para evitar a perda de memória precoce
Contudo, é importante lembrar que o consumo excessivo de café pode ser prejudicial à saúde cardíaca, levando a sintomas como arritmia, nervosismo e insônia. Portanto, a quantidade ideal recomendada é de até três xícaras, levando em conta fatores individuais, como idade e peso, e sempre buscando aconselhamento médico adequado.
Gostou do conteúdo? Então, não deixe de conferir outros temas semelhantes no site Rotas de Viagem!