A Economist Intelligence Unit (EIU), divisão de pesquisa e análise do The Economist Group, divulgou recentemente a sua lista semestral das cidades mais caras do mundo, oferecendo informações valiosas sobre os custos de vida em diversas metrópoles ao redor do mundo.
A pesquisa abrange mais de 400 preços de produtos e serviços em 173 cidades, levando em conta questões como alimentação, moradia, transporte e muito mais.
LEIA MAIS: 7 alimentos que você nunca deveria comprar no aeroporto
1. Zurique e Singapura
Com uma posição de destaque, Zurique, na Suíça, e Singapura compartilham o título de cidades mais caras do mundo. A força do franco suíço e a próspera economia de Singapura contribuem para o elevado custo de vida nessas cidades. A inflação impactou Zurique, que subiu do sexto lugar para liderar a lista, enquanto Singapura mantém sua reputação de eficiência, limpeza e alto padrão de vida.
3. Nova York e Genebra
Nova York, a cidade mais cara dos Estados Unidos, se iguala a Genebra, na Suíça, no terceiro lugar. Os altos custos de hotéis, principalmente em Manhattan, aumentam o custo de vida em Nova York. Genebra, conhecida por suas belas paisagens e instituições de classe mundial, cobra um preço alto pelo seu alto padrão de vida.
5. Hong Kong e Los Angeles
Hong Kong e Los Angeles compartilham o quinto lugar, cada uma com seus desafios únicos. A paisagem urbana densa e o espaço limitado fazem os custos serem mais altos em Hong Kong, enquanto Los Angeles, embora muitas vezes ofuscada por Nova York, ela se destaca como a cidade mais cara na Costa Oeste dos EUA.
7. Paris
Paris, apesar de ser uma das cidades mais caras da Europa, ocupa a sétima posição global. A fraqueza relativa do euro, na época da pesquisa, pode dar alguma vantagem aos viajantes dos EUA que estão aproveitando as férias na cidade conhecida por sua cultura e charme.
LEIA MAIS: Estas são as 6 melhores sobremesas brasileiras, segundo o TasteAtlas
8. Copenhague e Tel Aviv
Empatadas no oitavo lugar, Copenhague, na Dinamarca, enfrenta os desafios de preços muito altos devido a um IVA de 25%. Tel Aviv, apesar das complexidades regionais, mostra seus encantos, refletidos em seus custos.
10. São Francisco
São Francisco, nos Estados Unidos, fecha o top 10. Custos muito elevados de habitação, tarifas de hotéis e refeições em sua aclamada cena gastronômica contribuem para a posição da cidade entre as mais caras.