Dormindo mal? 7 sinais de que você precisa trocar o seu colchão!
Descubra os indícios de que já é hora de dizer adeus ao seu colchão e buscar um novo amigo para suas noites de sono
Você sabia que o seu colchão pode estar influenciando mais do que você imagina na qualidade do seu sono e no seu bem-estar ao acordar? Geralmente, é recomendado trocar o colchão a cada 7-10 anos, mas essa frequência pode depender do tipo de colchão, do uso e da manutenção.
Existem alguns sinais aos quais você deve estar atento, pois podem indicar que o seu companheiro de descanso não está cumprindo seu papel corretamente.
7 sinais que indicam que o seu colchão pode estar prejudicando suas noites de sono
1. Demora para Dormir:
Mesmo que todos enfrentem esse problema de vez em quando, se você fica rolando na cama por muito tempo antes de conseguir pegar no sono, pode ser um sinal de que o seu colchão não está proporcionando o conforto necessário para relaxar.
Ao longo dos anos, os colchões acumulam sujeira, ácaros, poeira, células de pele morta e outros alérgenos que podem afetar a saúde respiratória, o que pode ser o motivo.
LEIA MAIS: 5 dicas para lidar com pessoas que vivem reclamando
2. Acorda cansado
Um bom sono está diretamente ligado ao bem-estar físico e mental. Um colchão confortável e de qualidade ajuda a melhorar a qualidade de vida, contribuindo para o bom humor, a concentração e a produtividade durante o dia.
Mesmo após horas de sono, se você acorda se sentindo cansado e sem disposição, é um indício de que o seu colchão não está oferecendo o suporte adequado para o seu corpo durante a noite.
3. Acorda com dores:
Acordar com dores nas costas, no pescoço ou nos ombros é um sinal claro de que o seu colchão não está atendendo às necessidades do seu corpo, não fornecendo o suporte necessário para uma boa noite de sono.
Um colchão desgastado pode não oferecer mais o suporte necessário para a sua coluna durante o sono, o que pode resultar em dores nas costas e problemas de postura.
4. Dificuldade para se mover na cama
Se você se sente “preso” ou tem dificuldade para se movimentar livremente durante a noite, isso pode indicar que o seu colchão está muito macio por estar muito gasto ou porque você não escolheu o colchão ideal para o seu tipo de corpo, não fornecendo o suporte necessário para uma mudança de posição confortável.
5. Você se movimenta demais
A resposta do colchão aos seus movimentos é muito importante. Colchões com resposta rápida geralmente resultam em um isolamento de movimentos pior, o que significa que os movimentos do seu marido ou esposa na cama podem ser sentidos do seu lado de forma muito brusca, atrapalhando o seu sono.
LEIA MAIS: Truque simples com travesseiro pode melhorar sua postura e qualidade de sono
6. Sensação de afundamento na cama
Quando você sente que está afundando e atingindo a base da sua cama, é um sinal claro de que as camadas de amortecimento não estão fornecendo o suporte necessário. Esse afundamento muitas vezes é resultado do desgaste do colchão ao longo do tempo.
7. Sensação de deitar em um pedaço de madeira:
O seu colchão deveria proporcionar conforto, não a sensação de estar deitado em algo tão rígido quanto um pedaço de madeira. Se ele não oferece nenhuma maciez ou flexibilidade, acredito que está mais do que na hora de pensar em uma troca.