A cozinha cubana é uma delícia e ninguém discute! A mistura perfeita da culinárias do povo nativo Tainos, espanhola, caribenha e africana resultou na profusão de sabores que, convenhamos, representam bem a energia do povo cubano. Como não poderia deixar de ser, os doces típicos cubanos são a perdição em forma de açúcar, encerrando qualquer refeição com chave de ouro.
A culinária típica cubana, conhecida como cozinha crioula, combina tradições nativas e dos povos que colonizaram ou chegaram à ilha. O encontro de tantas culturas só poderia dar origem à diversidade gastronômica. Por isso, a doçaria cubana tem de tudo! Pudins, cremes suaves, bolos, bolinhos feitos de massa frita, enfim, tudo aquilo que favorece para dar aquela escapada na dieta.
Entre os principais ingredientes que compõem a confeitaria cubana, estão o milho, açúcar, leite e muitas, muitas frutas. Quer saber que sobremesa vai bem depois de delícias como congrís, moros y cristianos ou picadillo a la habanera? Conheça, a seguir, doces típicos de Cuba que são de dar água na boca!
Doces típicos cubanos
Torticas de Moron
As tradicionais torticas de Morón são biscoitos açucarados nascidos na região central de Cuba. Normalmente, é feito com gordura vegetal ou banha de porco. O sabor tropical é dado pela combinação do rum (bebida mandatória na ilha) com limão.
Arroz con leche
O arroz con leche é o famoso pudim de arroz cubano e traduz, perfeitamente, o conceito de confort food. Feita com arroz, leite, açúcar e canela, esta sobremesa tem uma textura aveludada que faz qualquer um comê-la de joelhos.
Brazo de gitano
O brazo de gitano ou braço de cigano, em sua tradução literal, é um tipo de pão de ló recheado com geléia de goiaba. A massa do bolo é leve e o recheio cremoso torna o sabor ainda mais marcante.
Capuchinos cubanos
Os capuchinos cubanos são bolos de textura esponjosa modelados em forma de cones. A massa é macia e derrete na boca, deixando um sabor suave graças ao xarope açucarado no qual os cones são mergulhados.
Turrones
Os turrones são barras crocantes feitas com nozes, mel, açúcar e claras de ovos ou chocolate.
Tocinillo del Cielo
O tocinillo del cielo, também conhecido por tocino del cielo é o melhor erro conceitual que poderia existir. Em sua tradução literal, significa “bacon dos céus”, embora não haja resquício algum de carne suína nele. Na verdade, o doce é um tipo de pudim aerado feito com gemas de ovos, água e açúcar. O resultado da receita é um doce delicioso e muito macio.
Pastelitos de guayaba
Os pastelitos de guayaba são bolos recheados com geléia de goiaba, fruta típica da ilha.
Merenguitos
Sabe a bala de coco brasileira? Ou aqueles suspiros vendidos nos sinaleiros e feirinhas? Pois bem, Cuba tem seus representantes neste estilo nos merenguitos. As gotas crocantes feitas com ovos e açúcar batidos são bem leves e coloridinhas, com sabor complementado por gotas de essência de limão ou baunilha.
Buñuelos de viento
Os buñuelos de viento são bolinhos fritos cuja massa é feita com farinha, manteiga, ovos e açúcar. A cobertura normalmente leva açúcar polvilhada, chantilly ou xarope. É o típico lanche rápido para acompanhar o café da tarde.
Coquitos
Os coquitos são bolinhos fritos de coco, açúcar mascavo e baunilha. Simples e deliciosos assim!
Boniatillo
Batata doce, açúcar mascavo, creme de leite e baunilha são os ingredientes perfeitos no preparo do boniatillo, um tipo de pudim com massa aveludada e cremosa.
Casco de guayaba
O casco de guayaba é aquela receita simples transformada em verdadeira obra prima! Os ingredientes são goiaba, açúcar, água e raspas de limão.
Cake de ron
Todo país tem suas sobremesas especialmente feitas em datas comemorativas. No Natal cubano, a estrela da mesa é o cake de ron, bolo feito com licor de banana, rum e chantilly moldado em forma de anel.
Señoritas
As señoritas são sobremesas de massa folhada preparada com leite, manteiga, gema de ovo, açúcar e chocolate ou baunilha.
Tamarindo pulpitas
O representante clássico do sabor agridoce, as tamarindo pulpitas são feitas com açúcar e polpa de tamarindo com uma pitada de pimenta caiena.
Dulce de leche cortada
O doce de leite é a estrela mor das sobremesas latino americanas e, claro, não seria diferente em Cuba. A dulce de leche cortada é um tipo de coalhada de leite caramelado (leite coalhado, canela e açúcar).
Natilla
A natilla é um tipo de creme de baunilha feito com leite e ovos. Depois, polvilha-se canela em pó por cima.
Piña asada
A piña asada são, nada mais nada menos, que fatias de abacaxi grelhadas na açúcar e manteiga. A acidez é completada com o suco ou raspas de limão.
Dulce de toronja
No dulce de toronja, a casca de toranja é cristalizada com açúcar e água.O sabor é picante e a textura bem crocante.
Calabacita china
Se vocè uma verdadeira formiguinha e adora doces verdadeiramente doces, aposta na calabacita china. Feita com abóbora, é um tipo de sobremesa que exige uma garrafa de água ao lado para ser consumido.