Dez doces típicos da Suíça tão deliciosos quanto o chocolate!

Sobremesas tradicionais incríveis que competem - e agradam - de igual para igual com o rei dos doces suíços!

O chocolate suíço é, sem dúvida, o patrimônio nacional do país dos Alpes e charmosas estações de ski. Mas, engana-se quem pensa que, ao viajar para a Suíça, tem-se uma overdose de cacau sem ter outras opções! Muito mais que a famosa sobremesa, dez doces típicos da Suíça são tão maravilhosos quanto! Com eles, o turista pode alternar as guloseimas, enquanto prova um pouco da cultura local.



A culinária suíça recebe influências de países vizinhos, como França, Alemanha e Itália, até mesmo pela proximidade. A gastronomia alpina tem sabor inigualável que agrada paladares diversos. Obviamente, a riqueza passaria pelas sobremesas que podem ser provadas em confeitarias lindas de dar água na boca. É interessante observar que, assim como os demais alimentos, os doces típicos suíços são geralmente sazonais

Isso significa que, no verão, predominam os doces de frutas vermelhas, enquanto o inverno assiste à deliciosa invasão dos doces com frutas cítricas. Confira, a seguir, quais são os dez doces típicos da Suíça que vão fazer com que se apaixone, ainda mais, pelo belo país!

Doces típicos da Suíça

Magenbrot

Magenbrot

Magenbrot significa, literalmente, “pão de estômago“. Isso porque o doce é feito de uma massa que leva, entre outros ingredientes, cacau e especiarias que não fazem mal ao órgão. É mais comum em feiras e festas de rua do que em confeitarias. 

Gebrannte Mandeln

Gebrannte Mandeln

O Gebrannte Mandeln é um doce típico facilmente encontrado nas feiras e mercados. Saudável, o doce é, simplesmente, algumas amêndoas cristalizadas de aroma inconfundível. 

Biberli 

Biberli

O biberli é mais um lanche do que sobremesa propriamente dita. Basicamente, são dois pães de gengibre recheados com mel e amêndoa. Nascido nos cantões de Appenzell, o biberli é comprado em padarias, quiosques e supermercados. Ah, e além de saboroso, é um ajudante e tanto para as caminhadas, já que são fonte de energia. 

Basler Läckerli

Basler Läckerli

Originado na Basileia (Basel), o Basler Läckerli é, também, um pão de gengibre só que, dessa vez, coberto com mel, açúcar, nozes e frutas cristalizadas. Mas, cuidado ao mordê-lo, a já que a cobertura é densa, o que torna o doce um pouco duro. 

Kägi fret

Kägi fret

O Kägi fret é um waffle coberto com chocolate que, também, são ótimos para dar “aquele” pique! O mais legal é que existem versões de sabores diferentes, como coco, laranja e matcha japonês. 

Weggli und Brügeli

Weggli und Brügeli

Percebeu que, até agora, não conseguimos nos desvencilhar, por completo, do chocolate? Mas, ainda que esteja entre os ingredientes, o derivado de cacau soma-se a outras delícias para encantar os amantes confeiteiros. Entre elas, o Weggli und Brügeli, pão branco com Brügeli, uma barra de chocolate super leve. 

Birewegge

Birewegge

Os birewegge são rolos de massa folhada recheados com suco concentrado de pêra, muito açúcar, nozes e, claro, mais pêra. Supermercados e padarias oferecem o doce facilmente. 

Nussgipfel / Mandelgipfel

Mandelgipfel

Nussgipfel e Mandelgipfel, massas em forma rolo recheadas com nozes, canela, baunilha e outros ingredientes. Embora similares, os dois doces se diferem no uso específico da amêndoa para rechear o Mandelgipfel. O Nussgipfel, por sua vez, leva qualquer tipo de nozes. 

Schümli

Schümli

Não há uma tradução oficial para Schümli, mas eles podem ser chamados de “espumantes”. Os pequenos pedaços de merengue de chocolate não são especificamente uma sobremesa, mas são o ingrediente perfeito para outros doces, como mousse de chocolate, salada de frutas ou algo que leve chantilly.

Willisauer Ringli

Willisauer Ringli

Para finalizar a lista, mais um candidato a te levar ao dentista! Os willisauer ringli são biscoitos originados em Willisau, região próxima à Lucerna. Duas opções facilitam o consumo sem trazer riscos para os dentes. A primeira delas é mergulhar os biscoitinhos no café. A segunda, até mais agradável, é quebrá-los como um profissional, com a ajuda dos cotovelos. Pode parecer engraçado no começo, mas depois que pegar o jeito, vai ver como a tática funciona!

E aí, pronto para experimentar os dez doces típicos da Suíça? Se já tiver provado algum, conta para a gente o que achou!

Doces Típicos
Comentários (0)
Adicionar Comentário