24 doces típicos da Inglaterra que provam a reinvenção da cozinha britânica

Muito mais que fish and chips, a culinária britânica mostra seu dinamismo e sabor através da doçaria clássica e reinventada.

Fish & tips, bangers & mash e full english breakfast são nomes conhecidos por quem tem a curiosidade de pesquisar sobre a gastronomia britânica. O fato é que muita gente acaba torcendo o nariz para a cozinha inglesa em razão do velho costume de consumir grande quantidade de enlatados e legumes que não demandam refrigeração. Mas, os 24 doces típicos da Inglaterra provam o quanto a culinária tem se reinventado e produzido delícias que desbancam qualquer tradição ruim.

A imagem de má cozinha tem razões históricas e geográficas. Primeiramente, o país líder da Revolução Industrial pagou o preço da evolução econômica com o difícil acesso a ingredientes frescos. O resultado foi o consumo de enlatados e legumes que não precisam ser refrigerados. Um agravante é a posição da Inglaterra no mapa, cercada de países com forte tradição gastronômica, tais como Itália, França e Portugal. Os chefs ingleses acabam influenciados pelos vizinhos e aderem a diversas misturas. 

Felizmente, uma cozinha criativa e muito elogiada vem despontando graças à nova geração de chefs. Marco Pierre White, Gordon Ramsay, Nigella Lawson e Jamie Oliver ganharam o mundo e se tornaram verdadeiros mestres da gastronomia internacional. A doçaria inglesa integra essa nova culinária, sem se esquecer dos doces clássicos ainda reverenciados por nativos e turistas. Conheça, a seguir, doces típicos da Inglaterra que podem ser encontrados em restaurantes, padarias, confeitarias e tendinhas de rua.

24 doces típicos da Inglaterra

Victoria Sandwich

Também chamado de Victoria Sponge e Sponge Sandwich, o Victoria Sandwich é um bolo feito com massa de pão-de-ló  recheado com geleia de framboesa ou morango. A ele, acrescenta-se creme de baunilha ou chantilly, além de açúcar de confeiteiro para decorar. O nome é uma homenagem à Rainha Victoria.

Victoria Sandwich

Queen of Puddings

O Queen of Puddings é uma sobremesa feita em camadas que levam diferentes ingredientes. Na primeira, leva farelo de pão coberto pela mistura de leite, ovos e açúcar levada ao forno. Sobre ela, é colocada uma segunda camada, desta vez feita com geleia de framboesa (raspberry) ou outra fruta vermelha. Por cima, uma cobertura de merengue e, depois, o doce volta para o forno para dourar.

Queen of Puddings

Trifle

Sobremesa com mais de 300 anos de existência, o English Trifle se parece com um pavê em camadas. É tradicionalmente feita com pão de ló cortado em cubos umedecidos com licor, creme doce à base de leite e ovos, além de frutas. No topo da taça, suspiros, creme de chantilly e lascas de amêndoas completam a receita. 

English Trifle

Fruitcake

A fruitcake remonta à Idade Média, quando era possível guardá-la devido às propriedades conservantes do álcool e a frutas (afinal, não havia geladeiras naquela época). É o tipo de bolo tradicionalmente servido nos casamentos reais. 

Fruitcake

Banoffee Pie

A banoffee pie nasceu na década de 1970 pelas mãos de Ian Dowding e Nigel McKenzie, em East Sussex. A torta feita a partir da base de biscoito, coberta por leite condensado cozido (ou doce de leite), bananas e chantilly foi batizada pela combinação de banana e caramelo. A massa finalizada pode ser  polvilhada com chocolate ou café.

Banoffee Pie

Knickerbocker Glory

O knickerbocker glory habita as confeitarias britânicas desde a década de 1930. A sobremesa, nada mais é, do que um sundae de sorvete em camadas.

Knickerbocker Glory

Bread and Butter Pudding

O Bread and Butter Pudding foi criado por famílias inglesas humildes do século XI (há quem mencione o século XVII) para consumirem uma sobremesa barata. O doce é feito com fatias de pão com manteiga cobertas pela mistura de leite, ovos, açúcar, uvas-passas, noz moscada e baunilha. Básico e saboroso, o bread and butter pudding deve ser servido quente e acompanhado por creme de baunilha.

Bread and Butter Pudding

Syllabub

Creme, suco de limão, vinho e frutas depositados em uma tigela. Pronto! Esta é a receita simples da syllabub, sobremesa que, originalmente, foi uma bebida criada no século 16 e, só depois, transformada em doce.

Syllabub

Sticky Toffee Pudding

O Sticky Toffee Pudding tem sua história ligada a um oficial da Força Aérea Canadense que, durante a Segunda Guerra Mundial, pediu ao gerente do hotel onde estava que a preparasse. Depois, o doce foi adotado por outro hotel britânico até ganhar popularidade. Cozida no vapor, a sobremesa é feita com pão-de-ló  e tâmaras bem picadas, sendo servida com creme ou sorvete de baunilha.  

Sticky Toffee Pudding

Eton Mess

De preparo simples, a Eton Mess é a mistura de morangos, merengue esmagados/quebrados e chantilly.

Eton Mess

Treacle Tart

Os fãs do bruxinho Harry Potter, provavelmente, devem ter ouvido falar na Treacle Tart, torta feita com massa, recheio de melado, suco e raspas de limão siciliano, além do farelo de pão.

Treacle Tart

Bakewell Tart

Mais um exemplar de torta, a Bakewell Tart é feita com massa podre, uma camada de geleia, recheio e lascas de amêndoa para finalizar. 

Bakewell Tart

Figgy Pudding

Dá para imaginar um prato feito com carne, passas e ameixas tornando-se uma das sobremesas mais cultuadas na Inglaterra? Pois bem, o figgy pudding é justamente isso! A receita original foi criada no século XIV e adocicada no século XV. A partir daí, seus ingredientes passaram a ser açúcar mascavo, groselha, álcool e especiarias. Ué, e os figos? A fruta nem sempre esteve incluída na receita e só veio a ser acrescentada tempos depois!

Versão atual do Figgy Pudding

Cranachan

Sobremesa de origens escocesas, a cranachan é feita a partir da mistura de chantilly, whisky, mel, framboesa e aveia tostada. Inicialmente, era feita somente no verão, logo após a colheita da framboesa. Graças à invenção dos refrigeradores, essa delícia pode ser preparada o ano todo! Ah, e se quiser o modo tradicional de servir, basta distribuir uma tigela para cada ingrediente, de modo que os convidados montem seus próprios doces.

Cranachan

Scones

A pontualidade britânica e o tradicional chá das cinco são hábitos tipicamente ingleses, especialmente se associados. Mas, repare que, junto à xícara de chá, tem sempre alguns biscoitos com geléia ou manteiga, além de bolachinhas e sanduíches. No meio disso, estão os scones, pãezinhos doces cuja massa é feita com açúcar, leite e farinha. A ausência do fermento deixa a sobremesa um pouco mais “molinha” e o toque final vem com pequenos pedaços de manteiga.

Scones

Crumble

O crumble é uma espécie de compota feita a partir de frutas cobertas com manteiga, farinha e açúcar. Geralmente acompanhada por chantilly, sorvete ou nata, o crumble deve ser assado antes de servido, garantindo a crocância da cobertura. 

Crumble

Pound Cake

O pound cake, tradicional bolo inglês, tem farinha, manteiga, ovos e açúcar em sua receita. O detalhe é que os ingredientes são misturados em proporções exatas. Ao lado da Apple Pie (torta de maçã) e da Banoffee Pie, é um dos doces mais consumidos no país.

Pound Cake

Christmas Pudding

Como o próprio nome já diz, o Christmas Pudding é um doce tipicamente natalino. Sua receita leva licor de gengibre, frutas secas, ovos, melado, canela, cravo, entre outras especiarias.

Christmas Pudding

Battenberg Cake

O Battenberg Cake é um bolo feito com massa de pão de ló recheada com geleia de damasco. Na cobertura, pasta de amêndoas.

Battenberg Cake

Yorkshire Pudding

O Yorkshire Pudding é um tipo de acompanhamento muito popular da cidade de Yorkshire (e na própria Inglaterra). Feito à base de farinha, leite e ovos, é servido com carnes assadas e molho.

Yorkshire Pudding

Summer Pudding

A receita do tradicional summer pudding leva pão italiano, frutas vermelhas e açúcar.

Summer Pudding

Jam Roly-Poly

Aquele tipo de doce saudosista, o jam roly-poly é um bolo redondo, parecido com rocambole, que traz geleia de frutas entre suas camadas. Faz a festa das crianças como um lanche escolar clássico.

Jam Roly-Poly

Arctic Roll

Outro doce criado durante a Segunda Guerra Mundial, o arctic roll era a fonte de renda de um advogado checoslovaco refugiado. Nos idos de 1958, ele vendia a sobremesa congelada e, pouco tempo depois, a transformou em verdadeira febre por todo o país. O doce é preparado a partir da massa enrolada do pão de ló preenchendo as camadas com molho de framboesa. Tudo isso em torno de uma torta de sorvete de baunilha.

Arctic Roll

Spotted Dick

O spotted dick é um tipo de pudim cozido “manchado” com passas. O nome divertido é diretamente proporcional ao excelente sabor do doce. 

Spotted Dick
Doces Típicos
Comentários (0)
Adicionar Comentário