Os doces típicos da Colômbia representam bem a diversidade e sabores marcantes do país. Situado ao noroeste da América do Sul, a Colômbia tem a segunda maior população do continente e, assim como o Brasil, guarda imensa tradição étnica, cultural e natural. A culinária, claro, traduz as características próprias de cada uma de suas seis regiões. Obviamente, a doçaria não ficaria de fora!
Orinoco, Insular, Pacífico, Caribe, Amazônia e Andina são as seis regiões colombianas, trazendo relevo, história, clima e, consequentemente, ingredientes distintos. Os pratos colombianos têm forte influência europeia, devido à colonização, africana, andina e criolla, os povos chamados pré-colombianos. Tudo isso influencia diretamente na dificuldade em padronizar a culinária colombiana.
Interessante destacar que a localização do território é estratégica para o cultivo. Mesmo diante da altitude elevada e as consequentes baixas temperaturas, regiões próximas à Linha do Equador têm clima quente, beneficiando a agricultura. Apesar das características específicas de cada região, existem ingredientes comuns em todo o país, como milho, arroz, coco e abacate, muitos usados no preparo de 12 doces típicos da Colômbia.
Doces típicos da Colômbia
Postre de natas
Um dos doces mais tradicionais da Colômbia, o postre de natas é especial e leva poucos ingredientes. Ovos, açúcar, leite e passas são a base doce, embora em algumas regiões acrescenta-se conhaque. Como o preparo consome certo tempo, o doce normalmente é servido em ocasiões especiais. Ainda assim, é comum nas mesas das famílias de Bogotá, a capital do país.
Natilla
A natilla se parece muito com o pudim, com receita feita à base de milho doce, creme de leite, leite e ovos. Em algumas variações, os ovos podem ser substituídos por maizena doce. Assim como vários pratos, o preparo da natilla pode variar conforme a região, envolvendo a adição de diferentes ingredientes. A depender da forma como é adocicada, pode ser marrom (se levar açúcar moreno) ou branca (com leite condensado).
Mazamorra antioqueña
Comparada à canjica, a mazamorra antioqueña está entre as sobremesas na América Latina. Icônica, a mazamorra é feita com milho branco cozido em leite, canela e açúcar. Também conhecida por mazamorra de maíz, a sobremesa deve ter o milho cozido por várias horas.
Sorbete de borojó
Sobremesa facilmente comprada nas ruas, o sorbete de borojó é preparado a partir da fruta típica de Chocó, região na fronteira com o Panamá. Sua textura é bem similar ao açaí na tigela. Alguns dizem que o borojó é afrodisíaco. Será?
Marquesa
Doce típico da cidade de Cartagena, a marquesa é uma massa feita com graviola e amora. Algumas variações levam, também, chocolate.
Panderito
Os panderitos são parecidos com biscoitos de polvilho, também facilmente encontrados em Cartagena. A receita também leva ovos, açúcar e anís. Os panderitos acompanham, muito bem, chá ou café.
Panelitas
Las panelitas são doces feitos de leite, farinha e rapadura. São consistentes e cortados em pedaços para consumo.
Arequipe
O arequipe, doce de leite colombiano é base e recheio de várias sobremesas e extremamente saboroso.
Manjar blanco
O manjar blanco é similar ao manjar comum, porém tem modo de preparo mais complexo, até por ser assado em banho-maria. Na receita, açúcar, leite, baunilha, suco de frutas cítricas e canela.
Mantecada
A mantecada é simplesmente um bolo feito com farinhas de milho e trigo, manteiga, açúcar, ovos e um pouquinho de rum (dois cálices).
Hojuelas
As hojuelas são doce típico natalino feito com açúcar, suco de laranja, manteiga e farinha. Devem ser fritas e polvilhadas com açúcar. As hojuelas são tão tradicionais que derivaram um ditado – miel sobre hojuelas, quando se refere a algo muito bom ou positivo.
Obleas
As obleas são doces típicos de rua que funcionam como uma variação do wafer. Em forma de disco, são comidos em duas peças e recheados com doce de leite ou leite condensado. Algumas regiões também preparam os recheios com queijo, frutas e chantilly. Finíssimas e crocantes, as obleas são sobremesas típicas também em outros países, como Equador, México, El Salvador e Venezuela.