Sabe aqueles pratos típicos do Outback, generosos e suculentos? Agora, imagine-os sendo consumidos na própria land from down under, com a Opera House ou os desertos vermelhos como cenários! Estamos falando da Austrália e as maravilhas gastronômicas que vão muito além do tradicional vegemite. Os 11 doces típicos da Austrália estão aí para provar que um banquete na terra dos fofos cangurus merecem uma prova daquelas!
A gastronomia australiana é influenciada por diversos países, especialmente asiáticos e Reino Unido. Tal herança é facilmente sentida no sabor das sobremesas no país. Dos exemplares mais tradicionais e icônicos até as receitas secretas, a confeitaria típica australiana proporciona experiências tão doces quanto o olhar dos coalas. E mais importante, dá a oportunidade de conhecer mais sobre a história e cultura desta nação tão exótica!
Confira, a seguir, uma lista com os doces típicos da Austrália, incluindo os famosos Timtam e pavlova. Mais do que as praias e aventuras pela terra vermelha, a viagem pelo país é uma experiência inesquecível também na cozinha!
Doces típicos da Austrália
Biscoitos anzac
O biscoito anzac nasceu para homenagear os soldados das Forças Armadas da Austrália e Nova Zelândia (Anzac) presentes na Primeira Guerra Mundial. Motivo de orgulho nacional, o biscoito era enviado aos soldados por suas esposas pelo teor nutritivo e aspecto não perecível. Tais características eram fundamentais durante as longas batalhas. Na receita protegida por lei, farinha, aveia, açúcar, xarope, manteiga, água e coco.
Chocolate crackle
O “brigadeiro” australiano teve sua receita criada em 1937 e caiu nas graças da população pelo simples modo de preparo. Basta misturar óleo de coco, cacau, açúcar e cereais matinais. Depois, é só enrolar, colocar em forminhas e levar à geladeira.
Caramel slice
O caramel slice é um doce crocante feito à base de biscoitos e facilmente encontrado em padarias. Embora haja indícios de origem escocesa, o doce apareceu, pela primeira vez, em um livro de receitas australiano na década de 70. Servida fria, a sobremesa consiste no biscoito coberto de chocolate e recheado por caramelo com leite condensado.
Fairy bread
Mais um doce de festa amado pelos australianos, o fairy bread é figurinha fácil e colorida também em piqueniques.
Iced VoVo
A Austrália é realmente adepta aos doces de receita simples, como o Iced VoVo. Fabricado pela mesma empresa dos chocolates Tam Tam, o biscoito é feito com manteiga doce e coberto com coco, glacê rosa e geleia de framboesa. Desde 1906, o biscoito faz a festa nos chás da tarde.
Golden gaytime
O sorvete de caramelo e baunilha foi lançado em 1959 e segue nos corações australianos. A sobremesa gelada é coberta com biscoitos de mel.
Jelly slice
Um segredo muito bem guardado na Austrália, a jelly slice, como o próprio nome já diz, é uma tira de geleia em três camadas – geleia, creme e biscoito. Os sabores são variados, como morango, manga e laranja.
Lamington
O lamington é um tipo de bolo esponjoso quadrado comum em cafeterias que existe desde a década de 20. Coberto por uma camada de chocolate e coco ralado, o lamington se parece com um pão de ló e é servido como sanduíche, ou seja, duas fatias recheadas de geleia ou creme.
Tim Tam
O Tim Tam é um chocolate extremamente famoso na Austrália ao qual muitos atribuem o título de viciante! São dois biscoitos de chocolate recheados com creme, atualmente, encontrados sob uma variedade de sabores, como caramelo salgado, chocolate branco e chocolate duplo. Quando tomar café ou chocolate quente, morda as pontinhas e use o doce como canudinho. Depois, volte aqui para contar o que achou da experiência.
Pavlova
Patrimônio gastronômico australiano, a pavlova é o tipo de sobremesa que fecha bem uma refeição! Normalmente feita de frutas, como morango, a torta tem em sua montagem suspiro e merengue. Seu nome é uma homenagem à bailarina Anna Pavlova que visitou Austrália e Nova Zelândia em 1926. Vale frisar que o doce é motivo de disputa saudável entre os dois países.
Banana Bread
Bolo de banana frequentemente encontrado em cafés. Ideal para ser servido ainda quente e acompanhado de manteiga e um mocha ou latte.