11 doces típicos árabes que você merece provar

A cozinha milenar mostra seu cuidado com os ingredientes em cada prato doce que caiu nas graças dos brasileiros.

A culinária árabe tem variedade imensa, passando pelas receitas à base de carneiro, quibes até a confeitaria. Originada das civilizações que habitaram o Crescente Fértil, a cozinha árabe tem raízes milenares, além de proporcionar técnicas muito específicas de como lidar com cada ingrediente. Esse cuidado se faz também nos 11 doces típicos árabes, aqueles que todo amante dessas guloseimas merece provar!

Os doces árabes são, em sua maioria, feitos à base de nozes, mel, frutas secas e amêndoas. Ainda que as sobremesas sejam razoavelmente doces demais para o paladar brasileiro, é impossível não se maravilhar com as famosas essências de flor de laranja e rosas presentes nas receitas. Por isso, nomes como a baklava acabaram caindo no gosto tupiniquim e se tornando um queridinho das confeitarias.

A seguir, você vai ver que os 11 doces típicos árabes são muito mais vastos do que conhecemos. E, certamente, vai querer provar cada um deles!   

11 Doces típicos árabes

Kunafa

Kunafa

Também conhecida como kanafeh, a kunafa é uma sobremesa de origens em diversos países árabes. O doce laranja e amarelo é feito com uma massa à base de fios de sêmola. 

Em seguida, é embebido em xarope de açúcar doce para, finalmente, ser recheado com queijo, cream cheese ou mussarela. Esta iguaria é uma das sobremesas árabes mais populares do mundo que pode também ser coberta com nozes.

Irmik tatlisi

Irmik tatlisi (E4024, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Um dos doces mais populares da cozinha árabe, o irmik tatlisi é feito à base de sêmola. A receita também leva açúcar, manteiga e água. A sobremesa pode ser servida com nozes ou amendoim. Uma delícia!    

Luqaimat

Luqaimat (Wikiemirati, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons)

Os luqaimat são deliciosos bolinhos marrons fritos e cobertos com xarope de tâmaras e sementes de gergelim. Crocante e macia, a sobremesa é normalmente feita pelas mulheres beduínas em panelas redondas e profundas. 

E a feitura é farta, com porções de 30 a 50 bolinhos fritos saindo ao mesmo tempo. Para completar a delícia, o luqaimat geralmente é coberto com açúcar, nutella ou xarope de mel.

Umm Ali

Umm ali (Miansari66, CC0, via Wikimedia Commons)

Umm ali é uma sobremesa muito comum em casamentos e tem uma história um tanto macabra. 

Carinhosamente chamada de “mãe de Ali”, Umm Ali era rival da esposa do governante. Tanto que a tal esposa ordenou sua morte e, para comemorar, pediu que a sobremesa fosse feita e espalhada por todo o Egito. 

Apesar da origem sangrenta, o doce é delicioso e lindamente elaborado, feito com massa, leite, creme e nozes. 

Mamul de nozes e tâmaras

Mamul

Os mamul são bolinhos recheados com nozes e tâmaras, além da massa feita com açúcar de confeiteiro, manteiga, ovo, conhaque, farinha de trigo, fermento em pó e canela. 

Roz bel laban

Roz bel laban

O Roz Bel Laban, ou pudim de arroz, é uma sobremesa usada há muito tempo como remédio para dores de estômago e problemas de digestão. Simples, consiste em arroz, leite, creme, açúcar e nozes. 

Todos os ingredientes são cozidos juntos e servidos quentes ou frios. A sobremesa pode ser decorada com açafrão, canela, nozes, mel e creme. Algumas versões ainda trazem uma colher de sorvete de baunilha por cima.

Halawat El Jibn

Halawat El Jibn

A sobremesa perfeita para quem ama queijo, o halawat el jibn é um prato originado no Líbano. O doce é feito de massa enrolada com creme. A iguaria é finalizada com nozes e cerejas, além de servida fria.

Malabi

Malabi

O mlabo é um tipo de manjar árabe feito com leite, damasco, pistache e água de flor de laranjeira. A sobremesa que vai te encantar e a quem mais experimentar!

Basbousa

Basboussa (por: Garrett Ziegler)

A basbousa é um doce cortado em pequenos quadradinhos. Popular no Egito, Turquia, Líbano e Emirados Árabes Unidos, é feito de sêmola e massa. O doce tem sabores de coco e às vezes açafrão. Também conhecido como Hereessa em diferentes partes do Egito, tem sabor e textura semelhante ao bolo de baunilha. 

Ataif

Ataif

O ataif é um doce muito comum que pode ter nozes ou ricota como recheio. A massa se parece com a panqueca, mas é recheada e fechada em formato de pastel. Em seguida, é umedecida com calda aromatizada com água de rosas ou de flor de laranjeira. 

Baklava

Baklava

A famosa baklava nasceu no Império Otomano e, hoje, pode ser encontrada em países árabes e europeus, como Albânia, Grécia, Bulgária, Chipre, Geórgia, Armênia e Azerbaidjão. 

Em suma, a baklava são doces pequenos feitos com massa folhada e mix de castanha de caju, nozes, amendoim e pistache. Os doces são ainda enfeitados com nozes. 

E aí, quantos dos doces típicos árabes você já provou? Continue sua viagem gastronômica pelo nosso site e conheça os doces típicos dos Estados Unidos e sobremesas tradicionais da Croácia.  

Doces Típicos
Comentários (0)
Adicionar Comentário