A comida na Rússia, assim como em todo o mundo, é intimamente ligada à própria cultura do país. Logo, quando pensamos nos doces e sobremesas típicas da Rússia, temos verdadeiras obras de arte, assim como diversos monumentos russos.
O fato é que a doçaria russa é cheia de artigos bem elaborados, com belas decorações e ingredientes escolhidos a dedo. Prova disso é a viagem gastronômica que vamos empreender agora com os 12 doces e sobremesas típicos da Rússia
Doces e sobremesas típicos da Rússia
Medovik
O medovik é um dos doces mais icônicos da Rússia. A sobremesa é basicamente um bolo de mel cuja receita surgiu no século XIX. A imperatriz Elizaveta Alexeevna, esposa de Alexandre I, não era lá muito chegada a mel.
Obviamente, os cozinheiros nem se atreviam a usar o ingrediente nos pratos servidos à czarina. Até que um novato, ignorando a aversão de Elizaveta, preparou o que? O medovik, bolo fofinho de mel com chá! Qual não foi a surpresa de todos, ela adorou o doce!
Desde então, além de recompensar o novo cozinheiro, o doce virou sobremesa diária na mesa real.
Ptichye Moloko
Trata-se de um tipo de suflê de leite coberto com chocolate, além de cortado em barras retangulares. A receita remonta a 1936 e ficou anos perdida até ser recuperada.
Pechenye Yabloki
A Pechenye Yabloki está entre os doces e sobremesas típicos da Rússia mais simples. São maçãs assadas com canela e, às vezes, incrementada com mel ou sorvete de baunilha. O doce é presença certa nas festas de Natal.
Syrniki
A Syrniki são pequenas panquecas de coalhada com textura leve e gosto suavemente doce. Acredita-se que a receita foi um jeito de aproveitar o leite em excesso que os russos não conseguiam consumir, uma vez que não havia geladeiras suficientes para a população.
O doce é feito com farinha, ovos, leite, coalhada, açúcar e sal. Simples, a Syrniki é a companhia perfeita para o café.
Oladyi
Bem parecida com a syrniki, a Oladyi é também um tipo de panqueca. A diferença é que não leva coalhada em seu preparo, mas farinha, leite, açúcar e levedura. Apesar de ser uma receita original dos servos, acabou caindo nas graças da aristocracia.
Normalmente, a Oladyi é servida com varenie, um tipo de geleia caseira, ou sour cream.
Churchkhela
A Churchkhela é um doce nascido na região da Geórgia. Basicamente, é feito com suco de uva e nozes. O modo de preparo desse doce típico da Rússia explica o nome. Primeiro, as nozes são mergulhadas em suco de uva quente.
Em seguida, são deixadas para esfriar, um processo que se repete até que o fio de nozes seja revestido no suco de uva, criando um rolo espesso.
Pavlova
Sem dúvidas, a pavlova é um dos mais famosos doces e sobremesas típicos da Rússia. Acredita-se que seja uma homenagem à bailarina Anna Matveevna Pavlova, na década de 1920. Leve, tem base de merengue, crosta crocante, recheio leve e cremoso.
Para deixar a sobremesa ainda mais bonita, decora-se com frutas.
Sharlotka
Tá achando os doces e sobremesas típicos da Rússia leves e saborosos? Então, espere até conhecer a Sharlotka! O pão de ló é leve e coberto com fatias de maçã. O que a diferencia da torta convencional é a cobertura espessa e recheio areado.
Isso é resultado da mistura simples de ovos, açúcar e leite. A simplicidade e preço baixo dos ingredientes fazem com que o doce seja muito popular na Rússia.
Pashalnii Kulichi
Também chamada de “Paskha” (Páscoa), a Pashalnii Kulichi é uma sobremesa tradicional preparada na Sexta-feira Santa para o Domingo de Páscoa. Aliás, é um processo considerado sagrado, pois reúne as famílias no preparo.
A Paskha é um pão doce assado com passas, decorado com glacê chocolate granulado. Só pode ser consumido após as celebrações da noite do Sábado Santo, quando o fogo sagrado é distribuído entre os cristãos, simbolizando a ressurreição de Cristo.
Plushki
Uma das sobremesas russas mais simples e queridas, a Plushki é feita em duas etapas. Primeiro, misturar fermento, açúcar e leite morno para, em seguida, deixar descansar por dez minutos. Depois, adicionar farinha e manteiga derretida.
A massa, então, é separada em pequenos pedaços, enrolada e cortada em forma de coração. Depois de assada, a melhor forma de servir é com o chá quente de um autêntico “Samovar” russo.
Chak-Chak
O Chak-Chak é um dos doces e sobremesas típicos da Rússia, especificamente na região do Tartaristão. As regiões orientais da Rússia, aliás, são justamente conhecidas pela produção de mel de alta qualidade. Por isso, é ingrediente de muitas sobremesas.
Tradicionalmente, o Chak-Chak era servido apenas em ocasiões festivas ou comemorativas. Porém, hoje não é preciso nenhuma ocasião especial para experimentar. Ainda bem, né?
Mingau Guriev
Um dos doces típicos da Rússia é o mingau Guriev. Aliás, o prato está entre os mais consumidos no país! Acredita-se que o nome venha de Dmitry Alexadrovich Guriev, ministro das Finanças do Império Russo.
Reza a lenda que o chef que o inventou, Zakhar Kuzmin, foi patrocinado por Guriev, tornando-se o chef regular da corte. Pois bem, seja qual for a origem do nome, o mingau é um sucesso. O prato é feito com leite, sêmola, nozes cristalizadas, mel e frutas secas.
O segredo para a sobremesa ficar perfeita está no cozimento do leite até que uma casca dourada comece a se formar. Ela é usada para separar os ingredientes. O prato, então, é finalizado com açúcar mascavo, normalmente dourado antes de servir.
Gostou dos doces e sobremesas típicos da Rússia? Continue sua viagem gastronômica provando, também, doces típicos da Irlanda.