Ah, a Itália! Quando falamos na “terra da bota”, nos lembramos rapidamente de sua rica gastronomia, dos belos campos da Toscana e canais de Veneza. Mas, a cultura italiana é tão vasta quanto as belezas naturais e a animação daqueles que nasceram por lá é traduzida em duas danças típicas da Itália que conta muito da história: a tarantella e a siciliana, que você vai conhecer agora!
Danças Típicas da Itália
Tarantella
A tarantella é uma dança surgida no sul da Itália, mais precisamente na região da Campânia, ainda no século XI. Praticada por casais que vão trocando os pares na execução da coreografia, a tarantella é extremamente animada e caracterizada pelos movimentos intensos e enérgicos.
O nome vem de uma antiga crença de que, quando os camponeses eram picados por tarântulas, a única forma de expelir o veneno seria dançando. Daí, seria necessário dançar furiosamente, por muitas horas, ao som de viola e tambores, mantendo a circulação viva e impedindo a ação do veneno.
O ritmo obsessivo foi contagiando a todos e, com o tempo, a tarantella saiu da cidade de Taranto, onde acredita-se que tenha nascido, e ganhou novas regiões da Itália. Ao norte, acabou recebendo influências francesa, alemã, suíça e austríaca.
Na parte sul, a dança recebeu traços das culturas cigana, árabe, grega e espanhola. O fato é que a dança embalada pelas marcheras (castanholas) e tamburellos (pandeiros) se transformou no ritmo mais famoso da Itália.
Siciliana
A siciliana, como o próprio nome já diz, surgiu na região da Sicília do século XVI. A dança folclórica é marcada pelo ritmo lento da música barroca e, por isso, acaba lembrando uma manifestação religiosa.
Fauré e Bach estão entre os compositores famosos que acabaram se rendendo à siciliana. O estilo praticado é proveniente das óperas e a música se inclui como um movimento de obra maior, em compassos de 6/8 ou 12/8.
O caráter da siciliana é pastoral, com um ritmo similar a uma canção de ninar ou embalar, devido aos tempos musicais.
Para fins de curiosidade, podemos encontrar a presença de uma música siciliana no filme O Poderoso Chefão, por meio da conhecida composição “The Godfather Waltz”, em uma de suas cenas mais clássicas.