20 curiosidades sobre a Índia que vão te surpreender – Confira!

O país é destino certo de mochileiros e espiritualistas do mundo inteiro.

A Índia está, sem dúvidas, na lista de desejos de viajantes do mundo inteiro! A paisagem diversificada, seus festivais coloridos, culinária e espiritualidade são apenas alguns dos motivos que levam milhões de turistas ao país. Algumas curiosidades sobre a Índia a tornam ainda mais interessante de conhecer!

O país tem mais de 1,3 bilhão de habitantes, assim, é o segundo mais populoso do mundo. Seu território é vasto e compreende paisagens diversificadas, como os vastos desertos do Rajastão, as praias de Goa, as plantações de chá de Keralan e as movimentadas metrópoles de Mumbai e Calcutá. 

Este caldeirão de paisagens, religião e cultura consegue energizar seus sentidos. Prova disso são as curiosidades sobre a Índia que podem – ou não – te surpreender!

Curiosidades sobre a Índia

As vacas são sagradas na Índia

via Max Pixel

Essa não é novidade para ninguém! As vacas são animais sagrados na Índia e protegidas pela Constituição. Isso significa que assassinar uma vaca no país é crime. Por isso, elas podem andar por onde quiserem, mesmo nas ruas mais movimentadas. 

A Índia tem o lugar mais úmido do mundo

A vila de Meghalaya é o lugar mais úmido da Terra, segundo o Guinness Book. São cerca de 11.873 mililitros de chuva anualmente e a temporada de monções dura seis meses.

O país tem mais de 300 mil mesquitas e 2 milhões de templos

Aproximadamente 15% dos indianos são muçulmanos, portanto, existem mesquitas por todo o território. Só em Varanasi, são mais de 23 mil! As construções vão de pequenos a imensos edifícios, como o Mecca Masjid, em Hyderabad. Quanto aos templos hindus, são mais de dois milhões que servem a 79,8% da população hindu da Índia.

A Índia tem 22 idiomas reconhecidos

Uma das mais interessantes curiosidades sobre a Índia diz respeito aos idiomas. As línguas oficiais do país são o inglês e o hindi, mas são, pelo menos, 22 idiomas falados lá. Entre eles, o Santali, Kashmiri, Bengali, Tamil e Urdu. Vale lembrar que a Índia tem a segunda maior população de falantes de inglês do mundo.

Ah, sem falar no sânscrito, considerado a língua mais antiga do mundo, a “mãe de todas as línguas”. Todo livro hindu é escrito em sânscrito que, inclusive, é a língua dos semideuses.

O maior relógio de sol do mundo está localizado na Índia

Jaipur abriga o maior relógio de sol do mundo, com 27 metros de altura. A obra é construída com pedra polida em um trabalho de arquitetura verdadeiramente impressionante. O relógio de sol foi listado como Patrimônio Mundial da Unesco e atrai milhares de visitantes que testemunham o movimento da sombra a seis centímetros por minuto.

O Taj Mahal está mudando de cor

Aqui, vai uma das curiosidades sobre a Índia que podem deixar os visitantes tristes. As majestosas paredes brancas de mármore do Taj Mahal, devido à poluição, estão lentamente se tornando amarelas. Mas, ainda que a cor mude, continua um dos monumentos mais importantes do país.

Para protegê-lo durante a Segunda Guerra Mundial, todo o palácio foi coberto com andaimes de bambu, escondendo a estrutura dos aviões bombardeiros. Ao que tudo indica, o truque funcionou, uma vez que o Taj Mahal nunca foi atingido durante o conflito.

Existe um Templo dos Ratos na Índia!

Sim, existe um templo no Rajastão dedicado aos ratos e existem milhares deles morando no lugar. Muitos peregrinos visitam o templo anualmente em jornadas religiosas, portanto, é importante respeitar os costumes locais ao visitá-lo.

A Índia tem a maior população de vegetarianos

Estima-se que entre 15% e 30% da população da Índia siga uma dieta vegetariana estrita. Outros consomem apenas peixes e nenhum animal terrestre. O vegetarianismo é tão difundido no país que mesmo cadeias internacionais de restaurantes, como a KFC, oferecem um menu vegetariano.

Em alguns lugares da Índia, Coca-Cola e Pepsi são usadas como pesticidas

No estado de Chattisgarh, uma das maiores áreas produtoras de arroz do mundo, os agricultores pulverizam seus campos com Coca-Cola e Pepsi. As bebidas são mais baratas do que os pesticidas tradicionais e parecem funcionar bem.

O calendário hindu tem seis estações

Uma interessante curiosidade sobre a Índia é que, no calendário hindu, há seis estações. No lugar do ciclo típico de quatro estações reconhecido pela maioria dos países, a Índia segue o de seis estações, reconhecendo primavera, verão, monções, outono, pré-inverno e inverno.

Varanasi é a cidade mais antiga do mundo ainda existente

A cidade sagrada de Varanasi, também conhecida como Banaras ou Kashi, é considerada uma das cidades vivas mais antigas do mundo. Acredita-se ter sido a casa de Shiva e da Deusa Parvati.

Cerca de 70% das especiarias do mundo vêm da Índia

A Índia é, de longe, o maior produtor de especiarias do mundo. Algumas delas, inclusive, são enviadas para todo o mundo. Algumas das mais conhecidas são o açafrão, o cominho, o açafrão e o pimentão em pó.

O país é o terceiro do mundo em bilionários

A Índia possui 6.884 indivíduos, cujos patrimônios líquidos e surreais passam de US$ 30 milhões. O país, então, afirma ter 140 bilionários, ocupando o terceiro lugar no mundo, atrás dos Estados Unidos e da China.

O sari tem mais de 5000 anos

Uma das curiosidades sobre a Índia se refere ao sari, um símbolo das vestimentas do país. O sari data de pelo menos 3000 a.C. Os usuários costumam escolher a cor de suas roupas de acordo com a ocasião. O vermelho, por exemplo, é frequentemente usado por noivas para simbolizar fertilidade e prosperidade.

Há um correio flutuante na Índia

A Índia não só tem a maior rede de serviços postais do mundo, mas também agências de correios muito peculiares. Uma delas configura entre as curiosidades sobre a Índia por, simplesmente, flutuar na água. Localizada em Dal Lake, a agência dos correios é destino turístico para curiosos que desejam fotografar o local único. 

O festival Kumbh Mela pode ser visto do espaço

O Kumbh Mela é um importante festival e local de peregrinação, além do maior encontro do planeta. Embora sejam feitas celebrações anuais, as maiores acontecem em intervalos de quatro e doze anos. O número de participantes é tão grande que a multidão é visível em fotos de satélite tiradas do espaço.

O shampoo nasceu na Índia

A palavra “shampoo” vem do sânscrito “champu”, que significa “massagear”. Ervas moídas misturadas com água foram as primeiras formas de xampu. Só mais tarde, quando a ideia pegou, as garrafas comerciais foram produzidas.

A Índia tem um spa para elefantes

Olha que elegância! O Centro de Rejuvenescimento do Estaleiro de Elefantes de Punnathoor Cotta, em Kerala, é um verdadeiro SPA para elefantes. Lá, os animais recebem banhos, massagens e comida.

A “calculadora humana” nasceu na Índia

A matemática Shakuntla Devi recebeu este título depois de demonstrar o cálculo de dois números de 13 dígitos: 7.686.369.774.870 × 2.465.099.745.779, escolhidos aleatoriamente. Ela respondeu corretamente em 28 segundos.

O tigre branco só pode ser encontrado na Índia

Os tigres brancos, um tipo de tigre de Bengala, só podem ser encontrados na Índia. Exemplares do felino gigante encontram-se no Rajastão, especialmente no Parque Nacional de Ranthambore. Porém, é o tigre de Bengala que ocupa o status de animal nacional da Índia desde 1972. 


Uma lista com 20 curiosidades sobre a Índia, obviamente, não resume um país tão diverso! Conheça mais sobre ele, por exemplo, com os doces típicos indianos deliciosos.

Comentários (0)
Adicionar Comentário