Conheça 13 curiosidades culturais da França – Você sabia?

Um dos países mais visitados do mundo é rico em cultura e história 

A França é, sem dúvidas, um dos principais destinos turísticos do mundo. Isso porque oferece muito ao visitante, desde as vinícolas de Bordeaux, os castelos no Vale do Loire até a cidade luz de Paris. Porém, o que é mais interessante ainda é conhecer as 13 curiosidades culturais da França

O país tem séculos de história, o que pode ser facilmente visto nos locais pré-históricos do vale do Vézère e nas cidades históricas, além dos castelos. Também foi palco da Revolução Francesa e do movimento iluminista. Quão bem você realmente conhece o país? 

13 curiosidades culturais da França

Liberdade, Igualdade e Fraternidade ainda são o lema nacional

A Liberté, Égalité, Fraternité (“Liberdade, Igualdade e Fraternidade”), legado deixado pela Revolução Francesa, ainda é tido como o lema nacional do país. A expressão nasceu no discurso de Maximilien Robespierre, em 1790. 

Porém, ainda que tenha nascido com o movimento, só foi popularizado no final do século XIX. Curiosamente, a frase também é o lema nacional da República do Haiti (ex-colônia francesa).

LEIA MAIS:

Conheça 13 Bebidas e drinks populares na Inglaterra

13 fatos e curiosidades interessantes sobre a Suécia

A Tour de France existe há mais de 100 anos

A corrida de ciclismo mais prestigiada do mundo, Tour de France, foi realizada pela primeira vez em 1903 e acontece todos os anos desde então. À exceção, porém, pelas duas guerras mundiais. Em 2020, a corrida também foi adiada devido à pandemia de coronavírus.

O Louvre é o museu de arte mais visitado do mundo

Em 2019, 10,2 milhões de pessoas visitaram o Museu do Louvre, em Paris, um recorde de público. Há quem diga que o vídeo de Beyoncé e Jay-Z filmado no museu deu um empurrãozinho. Por isso, é bom reservar seu ingresso com antecedência. 

O telefone com câmera foi inventado na França

Se gosta de uma selfie, agradeça aos franceses! O telefone com câmera foi inventado na França, em 1997, por Philippe Kahn. A primeira foto que ele tirou foi de sua filha recém-nascida, Sophie, posteriormente enviada à sua família e amigos.

A França é a maior ganhadora dos prêmios Nobel de literatura

Desde que o escritor francês Sully Prudhomme ganhou o primeiro Prêmio Nobel de Literatura, em 1903, o país recebeu a premiação mais quatorze vezes. Entre os escritores vencedores está Jean-Paul Sartre, que ganhou o prêmio em 1967, mas recusou por questões “pessoais e objetivas”.

A França é o destino turístico mais popular do mundo

A França é o país mais visitado do mundo e podemos provar! O destino recebe cerca de 89 milhões de visitantes anualmente, seguido pela Espanha, com cerca de 82 milhões de visitantes, enquanto os EUA recebem 78 milhões. 

LEIA MAIS: Conheça 5 Danças Típicas da França e suas Histórias

A França é conhecida como L’Hexagone

Mais uma das curiosidades culturais da França: Um dos apelidos carinhosos atribuídos pelos franceses ao seu país é “L’Hexagone” (“o hexágono”), devido à sua forma geométrica. Porém, é importante observar que o hexágono cobre apenas o continente e não contempla os territórios ultramarinos, como a Córsega.

Kilts se originaram na França, não na Escócia

Embora os kilts sejam sinônimos da Escócia, roupas semelhantes eram usadas em vários países, inclusive na França, onde vinham abaixo do joelho. No entanto, os kilts tartan, como os conhecemos hoje, são de fato de terras gaélicas, originários do século XVIII.

O francês já foi a língua oficial da Inglaterra

O próximo item da nossa lista de curiosidades culturais da França é linguístico!

Após a conquista normanda, o francês foi a língua oficial do rei e da corte de 1066 a 1362, ou seja, cerca de trezentos anos. Embora o inglês tenha recuperado a proeminência no século XIV, o idioma ainda é salpicado de palavras e frases derivadas do francês.

Existem mais de 400 tipos de queijos feitos na França

Os franceses são os maiores consumidores de queijo do planeta, com quase metade da população consumindo a iguaria diariamente. Isso significa centenas de tipos diferentes de queijo produzidos em casa, mais de 400, inclusive alguns de referência mundial. 

É ilegal jogar comida fora na França

Olha aí uma boa notícia para quem é contra o desperdício! Os favoráveis à reciclagem vão gostar de saber que a França foi o primeiro país a aprovar uma lei tornando ilegal o descarte de comida. 

Desde 2016, qualquer alimento que puder ser consumido que não for vendido deve ser doado, e não jogado fora. 

O croissant foi inventado na Áustria

Segura essa bomba! A França pode ser o lar espiritual do croissant, mas a pastelaria começou seus dias na Áustria. O kipferl, ancestral do croissant, nasceu nas cafeterias de Viena no século XIII e era um doce matinal original em forma de meia-lua. 

Feito de uma massa mais densa e menos escamosa, o kipferl depois atravessou a fronteira para a França e se tornou o famoso croissant.

Os franceses consomem 11,2 bilhões de taças de vinho por ano

O vinho é a bebida preferida na França, respondendo por quase 60% do consumo total de álcool do país. A propensão da população para um copo (ou dois) de vinho pode ter algo a ver com o fato de o país ser um dos maiores produtores de vinho do mundo.

Aliás, de lá vêm algumas das melhores variedades do planeta. Champanhe, Borgonha e Chablis, por exemplo, são todos cultivados por lá.

Bom conhecer as curiosidades culturais da França, não é mesmo? Mas, bom mesmo é conhecer o país! Por exemplo, Annecy, a bela dos alpes franceses.

Comentários (0)
Adicionar Comentário