Conheça 13 Bebidas e drinks populares na Inglaterra

Uma lista que prova como a Terra da Rainha é muito mais que os pubs e chás das cinco

A Inglaterra é mundialmente conhecida por seus pubs, mas a terra dos Beatles e Rolling Stones tem muito mais a oferecer! E, embora o chá seja a primeira bebida inglesa que vem à mente, os britânicos apreciam delícias alcoólicas e não-alcoólicas que merecem um tour de degustação. Confira bebidas e drinks populares da Inglaterra para provar na sua viagem! 

Ok, o chá é sim um passatempo nacional e os britânicos o levam muito a sério. Existem muitas variedades, sendo o chá preto o mais popular. Desde sua introdução no século XVII, o chá cresceu e se tornou a bebida nacional. Por isso, é inevitável encontrar marcas queridas nas prateleiras, como PG Tips, Typhoo, Tetley, Twinings e Yorkshire Tea.

Porém, as bebidas e drinks populares na Inglaterra variam de chás a coquetéis exclusivos. Dos vinhedos de Kent às destilarias de Yorkshire, dos clubes de Londres aos pubs de Newcastle, a oferta é infindável. O fato é que, independente da escolha, qualquer uma vai proporcionar a verdadeira imersão no país, seja por uma chaleira ou abridor de vinhos. 

13 bebidas e drinks populares na Inglaterra

A oferta de bebidas no país é grande e agrada a todos os paladares. Para facilitar o entendimento, vamos dividir a lista entre bebidas não alcoólicas e drinks alcoólicos. 

Bebidas não alcoólicas da Inglaterra

Chá inglês (English Tea)

Chá inglês

O tradicional chá inglês é feito com água fervente derramada sobre folhas ou saquinhos de chá deixados em infusão por até 5 minutos. Depois, vem o leite e, se necessário, açúcar. 

Além das marcas já mencionadas, também é muito popular no Reino Unido a Earl Grey, que leva o nome de Charles Gray, primeiro-ministro britânico do século XIX. 

Inclusive, sua casa  perto de Alnwick está aberta a visitação. Lá, dá para experimentar um pouco da bebida. Nada mais elegante para o seu five’o’clock tea, não?   

Ovaltine & Horlicks

O Ovomaltine e Horlicks estão para as crianças britânicas assim como o achocolatado da vaquinha está para os brasileiros. As bebidas à base de malte com leite quente acalmam os pequenos, especialmente nas noites de inverno. 

Squash

Squash

O squash é um xarope concentrado feito de suco de frutas, água e açúcar. Os sabores mais populares são laranja, maçã, groselha preta e frutas cítricas. A bebida é geralmente diluída em água e foram adicionados outros sabores às opções, como mirtilo. 

A bebida, na verdade, é uma divisora de opiniões. Tem quem ame e quem odeie. 

Ginger Ale

Ginger Ale

A ginger ale é uma bebida bastante consumida na Inglaterra. Acredita-se que tenha sido inventada em Belfast, na década de 1850, por um cirurgião irlandês chamado Thomas Cantrell.

Lucozade

Lucozade

Lembra do Biotônico Fontoura que todo mundo tomou para ficar mais forte? Pois é, assim foi o Lucozade para as crianças britânicas da década de 80. Até 1983, a garrafa era envolta em papel celofane laranja, porém, a marca se reinventou. 

O intuito era dissociar sua imagem a de uma bebida para convalescentes. Agora, é considerada uma bebida esportiva.

Bebidas alcoólicas da Inglaterra

Real Ale & Craft Beers

Claro que uma lista de bebidas populares da Inglaterra não deixaria a cerveja de fora! Há uma variedade delas pelo país, tanto industrializadas quanto artesanais. Aliás, acaba sendo uma diversão encontrar os nomes das Ale nos pubs. Cervejas engarrafadas e de pressão estão disponíveis em pubs em todo o Reino Unido.

As mais populares incluem a premiada Greene King IPA, fácil de beber com sabor e aroma de lúpulo. Também merece destaque a St Austell Proper Job, IPA feita com a mistura de lúpulo americano importado, notas cítricas, abacaxi e final amargo nítido. 

Existem também cervejas especiais, como a Spitfire Premium Kentish Ale, criada em 1990 para comemorar o 50º aniversário da Batalha da Grã-Bretanha.

Pimm’s

Pimm’s

Pimm’s é uma bebida popular da Inglaterra com sabor de frutas à base de gin, especialmente consumida nos meses de verão. O drink é uma criação de James Pimm, ainda no século XIX, quando era comercializada para fins medicinais. Esses tempos ficaram para trás e o Pimm’s é mesmo um drink de verão. 

Oficialmente chamado Pimm’s No. 1, trata-se de um licor à base de gin aromatizado com ervas, especiarias e laranja caramelizada. A bebida é servida com limonada em copo alto com pepino e folhas de hortelã para enfeitar. O Pimm’s é especialmente apreciado em Wimbledon, principalmente no terraço ou em um pub à beira do rio.

English Cider

English Cider

O Sudoeste da Inglaterra e o condado da Cornualha têm orgulho em apresentar uma bebida que é sua especialidade: a cidra inglesa ou English Cider. Produzida na Inglaterra há séculos, é feita pela fermentação do suco de maçã. O sabor varia conforme a região e a variedade da fruta, por isso, há cidras doces e secas, claras e escuras. 

A maior parte da cidra produzida na Inglaterra vem de Herefordshire, Kent e Somerset. Aqui, cabe uma curiosidade. Houve uma época em que os trabalhadores agrícolas recebiam cidra diária como parte de seu salário. Ainda bem que esse tempo também passou, né?

Vodka Martini

Vesper Martini

O vodka martini é um dos drinks populares da Inglaterra e feito com vodka e vermute. A bebida é servida com uma azeitona ou guarnecida com uma rodela de limão. Embora o martini tenha suas origens na América, a vodka martini é adicionada à lista pela associação com um dos mais famosos personagens ingleses – James Bond, o 007.

Porém, justiça seja feita, existem vários drinks populares na Inglaterra originalmente produzidos no país. O Breakfast Martini, por exemplo, foi inventado por Salvatore Calabrese enquanto trabalhava no Library Bar, do hotel Lanesborough, em Londres, na década de 1990. É feito com gim, triple sec, suco de limão e geleia inglesa.

O Espresso Martini, por sua vez, foi criado pelo famoso mixologista Dick Bradsell enquanto trabalhava na Soho Brasserie, nos anos 80. Feito com vodka, expresso, xarope de açúcar e Tia Maria e Kahlua, é o coquetel perfeito para começar a festa. Quer mais? Que tal uma bebida inventada por uma lenda da literatura? 

O Vesper Martini foi criado pelo escritor Ian Fleming, graças à influência de suas viagens ao Dukes Bar, no hotel Dukes, em St James’s, na década de 1950.  Feito com três doses de gim, uma dose de vodka e meia dose de Lillet Blanc, é o clássico coquetel de James Bond.

Mead

Mead

O mead ou hidromel, é uma bebida alcoólica feita pela fermentação do mel com água. Produzido há milhares de anos, os melhores meads da Inglaterra estão em Lindisfarne, na costa de Northumberland. Lá, o hidromel foi originalmente feito pelos monges que viveram na ilha há séculos. Hoje o Lindisfarne Mead é produzido na vinícola de St Aiden.

Gim & Tonic

Gim & Tonic

O gim tônico, ou gim & tonic, veio da Índia para a Inglaterra durante a ocupação britânica no século XIX. Na época, o quinino era usado para prevenir a malária, mas tinha um sabor amargo e desagradável. Daí, a água tônica criada na década de 1840 tornou a dose diária mais palatável. 

Como a inclinação do ser humano para a gastronomia e coquetelaria é grande, alguém teve a grata ideia de misturar os dois com gim. Nos primeiros anos do século XX, a bebida se popularizou em todo o mundo e ganhou mais notoriedade dos últimos anos, graças aos tônicos artesanais que resultam no coquetel perfeito.

English Sparkling Wine (vinho espumante)

Bateu aquela preguicinha de preparar um drink? Além da cidra, uma das bebidas populares da Inglaterra, já prontas, é o vinho espumante, ou English Sparkling Wine. E, sim, bons vinhos são produzidos no Reino Unido! O solo no sul da Inglaterra, a propósito, é semelhante ao da região de Champagne na França.

Por isso, a viticultura no país explodiu nas últimas décadas. Há rumores de que alguns dos melhores foram servidos no casamento real, em 2011. De Kent à Cornualha, vinícolas surgiram em toda a costa sul. Ainda que os espumantes ingleses não sejam baratos, vale a pena esbanjar de vez em quando para experimentar o terroir britânico. 

Buckfast

Buckfast

O Buckfast está longe de ser um drink sofisticado, mas ainda é uma das bebidas mais populares da Inglaterra. Trata-se de um vinho tinto fortificado com cafeína. Por mais estranha que a receita pareça, ela sobrevive desde o final do século XIX, quando inventada pelos monges da Abadia de Buckfast, em Devon.

Inicialmente comercializada como um produto medicinal, hoje é mais conhecida pelo consumo de estudantes. Normalmente, quem vem de fora costuma estranhar o sabor forte da bebida. 


Então, você imaginava haver tantas bebidas e drinks populares na Inglaterra? Continue viajando pelo país e descubra 24 doces típicos da Inglaterra e danças originalmente criadas pelos ingleses

bebidasbebidas típicas
Comentários (0)
Adicionar Comentário