Conheça as 12 melhores cachoeiras pertinho de Curitiba

O fácil acesso torna as cachoeiras ao redor da capital paranaense um forte atrativo para os dias de verão.

Uma seleção com as 12 melhores cachoeiras pertinho de Curitiba pode, à primeira vista, parecer estranha, uma vez que a cidade é conhecida pelo clima frio do inverno. Mas, é bom deixar os estereótipos de lado porque a capital do Paraná é muito mais do que os belos jardins, restaurantes e ruas bem cuidadas. 

Ainda que o clima por lá seja ameno na maior parte do ano, e as praças e jardins, como o Jardim Botânico, roubem a cena, uma escapada para a natureza não cai nada mal.  E uma das grandes vantagens das cachoeiras nos arredores de Curitiba é o fácil acesso, atraindo visitantes que querem amenizar o calor no verão. 

As 12 melhores cachoeiras perto de Curitiba

Salto da Boa Vista

Salto da Boa Vista

A Cachoeira Salto da Boa Vista fica em uma chácara na cidade de Campo Largo, a 39km de Curitiba. Com 38 metros de altura, a queda é a maior da região metropolitana. 

Na propriedade, o visitante conta com estacionamento, tirolesa, parquinho, trilhas, canchas de esporte e área de camping (reservada com antecedência). 

Os horários de funcionamento são das 9h às 18h aos sábados, domingos e feriados. Como tem lanchonete lá dentro, só é permitido aos campistas levar alimentos e bebidas. Verificar a taxa de entrada antes de ir ao local. 

Mais informações

Ver no Mapa

Cachoeira dos Ciganos

Cachoeira dos Ciganos

A Cachoeira dos Ciganos fica em São José dos Pinhais, mais precisamente a 50km do centro, além de estar também na região metropolitana. A queda d’água tem cerca de 15 metros e forma piscinas naturais excelentes para banho. Para chegar até lá, é preciso pegar a trilha cujo trajeto leva 30 minutos, de intensidade leve. 

Ainda que a cachoeira esteja dentro de uma propriedade privada, funciona diariamente sem entrada controlada. 

Mais informações

Ver no mapa

Cachoeira da Mariquinha

Cachoeira da Mariquinha

A Cachoeira da Mariquinha fica em uma Unidade de Conservação do município de Ponta Grossa. Situada a 30km do centro, tem queda d’água com 30 metros de altura e é acessível após uma trilha de apenas 10 minutos. O charme fica por conta do balneário formado ao redor da cachoeira. 

A queda tem como companheiros de atração grutas, trilhas, churrasqueiras e estacionamento. Também é aberta diariamente, das 9h às 18h30. 

Mais informações

Ver no mapa

Canyon São Jorge

Cachoeira do Rio São Jorge

Cânions são incríveis por si só e ficam ainda mais belos com as cachoeira formadas entre eles. É o caso do Canyon São Jorge, a 15km do centro de Ponta Grossa. Também classificada como Unidade de Conservação Municipal, tem quedas diversas, sendo a Cachoeira São Jorge a principal delas, com 30 metros de altura. 

É preciso pagar para entrar e, no local, o visitante conta com lanchonete, trilhas, sanitários e paredões de escalada. Funciona das 09h às 21h e permite acampamentos. 

Mais Informações

Ver no Mapa 

Salto do Sagrado

Cachoeira Salto do Sagrado

Morretes é conhecida pelo lindo passeio de trem e, também, pelas belíssimas cachoeiras. Entre elas, o Salto do Sagrado, formada pelo rio de mesmo nome com queda de 30 metros. Para chegar até lá, basta seguir pela trilha de 15 minutos. Como os donos do terreno mantêm o local, pedem uma contribuição na entrada, permitindo acesso diário. 

Mais informações 

Ver no mapa

Buraco do Padre

Cachoeira Buraco do Padre

Situada na Unidade de Conservação Parque Nacional dos Campos Gerais, em Ponta Grossa, a Buraco do Padre tem o nome graças aos jesuítas que iam para lá meditar. E não sem razão! A trilha de 900 metros pela trilha do Buraco, sob passarelas de madeira, leva à cascata com deslumbrantes 30 metros de altura. 

Outras experiências do parque incluem a trilha da Fenda da Freira, tirolesa, escalada, parquinho e churrasqueiras. Acesso pago conforme categorias que devem ser verificadas pelo site da atração.

Mais informações

Ver no mapa

Cachoeira Salto da Fortuna

Cachoeira Salto da Fortuna

Também em Morretes, a Cachoeira Salto da Fortuna fica no Parque Estadual do Pau-Oco. O caminho até ela é levemente árduo, através de uma trilha cujo percurso é de 4h ida e volta, com grau de dificuldade médio. Nada de ir sozinho(a), pois como a cachoeira fica em local privado, a caminhada tem a companhia obrigatória de monitores. 

Se não quiser ir caminhando, tente pedalar, o que torna a aventura ainda mais especial. Ah, e no caminho, o visitante encontra um alambique, uma capela histórica e um trecho do primeiro caminho colonial que ligava o litoral ao planalto curitibano. No final, a grata surpresa pela queda com cerca de 50 metros. 

Mais informações

Ver no mapa

Cachoeira do Arco-Íris

Cachoeira do Arco-Íris

Quem frequenta o Parque Estadual Pico do Paraná sabe o que a Cachoeira do Arco-Íris representa! Situada aos pés do parque, é acessível pela trilha de 15 minutos saindo da  Fazenda Rio das Pedras. Além da atração, a fazenda ainda oferece área de hospedagem e acampamento, churrasqueiras, piscina, entre outras comodidades.  

Mais informações

Ver no mapa

Recanto Saltinho 

Cachoeira do Recanto Saltinho

Quem quer curtir um camping no final de semana, uma boa pedida é o Recanto Saltinho, reserva particular que abriga a queda com 18 metros de altura. Como fica à beira do rio, a área de acampamento tem mesas de piquenique, lago, churrasqueiras, piscina natural, banheiros e restaurante.

Mas, atenção! Devido à força da correnteza, não é permitido tomar banho  na base da queda, apenas na área em frente à cachoeira. 

Mais informações

Ver no mapa

Salto Bom Jardim

Cachoeira do Bom Jardim

Mais uma opção em Morretes, o Salto Bom Jardim é acessível pela trilha de 4km que sai do distrito de Porto de Cima, mais precisamente, perto da pousada Dona Siroba. Os dois quilômetros de ida passam pela Estrada da Estação até chegar à ferrovia Curitiba – Paranaguá. O caminho segue pela beira da ferrovia até chegar ao rio Bom Jesus. 

Como a trilha passa pela via férrea, é preciso ter atenção à passagem dos trens. Os trilhos também podem ser movidos para passagem das máquinas. O ideal é ir até o salto acompanhado por um guia, uma vez que não há infraestrutura para turistas.  

Mais informações

Ver no mapa

Salto dos Macacos

Salto dos Macacos

O Salto dos Macacos é um dos mais bonitos de Morretes, situado no interior do Parque Estadual Pico do Marumbi. A trilha que dá acesso a ele tem 4km, dificuldade moderada e cruza o rio duas vezes. Quando a trilha termina, a recompensa está nas lindas vistas para o Conjunto do Marumbi, além das piscinas naturais. 

Para entrar, é obrigatório o cadastro no posto de controle do IAP (Instituto Ambiental do Paraná). Também há regras que precisam ser respeitadas. Só entra, por exemplo, quem chega até as 09h, em razão dos riscos de tromba d’água. 

Ver no mapa

Cachoeira da Quintilha

Cachoeira da Quintilha

A caminho do litoral, fica a Cachoeira da Quintilha, em Paranaguá. Sua queda chega a 40 metros de altura e, para chegar até ela, é necessário pegar uma trilha enooorme – 400 metros de extensão. Mais a frente, está a Cachoeira Alto Quintilha, um pouco menor, mas que permite o banho sob a queda. 

Mais informações 

Ver no mapa


Conhece alguma das 12 melhores cachoeiras perto de Curitiba? Passando pelo estado, aproveite para visitar algumas das 12 cidades históricas do Paraná.  

Comentários (0)
Adicionar Comentário