Conheça as especiarias mais famosas e marcantes da Índia

Um guia para mostrar o motivo pelo qual a Índia é tão conhecida pelas cores e sabores de temperos

Todo mundo sabe que a culinária indiana é rica em cores, aromas e sabores, graças às especiarias usadas nas receitas tradicionais. O que dizer do curry ou da pimenta caiena? Confira, a seguir, quais são as especiarias mais famosas da Índia e suas características únicas.

Não é só adicionar a especiaria no prato, mas saber a técnica. Afinal, qualquer mudança, por mais sutil que seja, na forma de cozimento ou ordem dos temperos pode mudar totalmente o sabor. Interessante, né? Isso mostra a seriedade dos indianos quanto a rituais que devem ser respeitados.

Aqui, trouxemos o perfil de algumas das especiarias mais famosas na Índia. É o que você precisava para preparar seu prato típico indiano sem errar.

As especiarias mais famosas da Índia

Pimenta-caiena

Pimenta-caiena

Ainda que a pimenta-caiena seja originária de Cayenne, na Guiana Francesa, é uma das especiarias mais famosas e utilizadas na Índia. Inclusive, substituindo a pimenta vermelha indiana em algumas receitas. O tempero é feito ao moer as cascas de pimenta malagueta em pó.

O gosto dos indianos pela pimenta-caiena vem da capacidade de uma simples pitada acrescentar calor suficiente a uma panela inteira de curry. Mas, o tempero também tem benefícios medicinais, como ajudar na digestão e estimular o sistema circulatório.

Cravo-da-índia

Cravo-da-índia

Ok, apesar do nome, o cravo-da-índia vem mesmo das Ilhas Maluku, na Indonésia. Os botões de flores perfumados têm sabor e aroma intensos, características particularmente importantes nas receitas de biryani. O cravo moído também é frequentemente adicionado em misturas de marsala.

Além disso, é comumente misturado a outras especiarias, como noz-moscada e canela. O poderoso tempero deve ser usado com moderação no curry indiano ou carne.

Garam masala

Garam masala

Garam masala, que se traduz como tempero quente, é uma das especiarias indianas mais famosas, por isso, é um coringa das receitas. O pó perfumado é a mistura da pimenta, canela, cominho, noz-moscada e coentro, dando profundidade e sabor aos pratos. As receitas de garam masala variam conforme a região.

Assim, ainda que a variedade do norte do país seja a mais comum, muitas famílias têm sua própria mistura. Basta adicionar algumas colheres de chá ao molho indiano para uma infusão de especiarias bem quente.

Alho

Alho

O alho é amplamente utilizado na culinária indiana, ainda que não seja tecnicamente classificado como tempero. Uma das especiarias mais comuns da Índia pode ser cortada em cubos, esmagada no pão naan ou infundida em molhos. Como o gosto do alho é forte, há uma técnica para deixá-lo mais suave.

Basta adicionar o alho no início do preparo, quando estiver fritando as cebolas.

Feno grego

Feno grego

O feno-grego traz cheiro e sabor característicos de curry aos pratos indianos. Ou seja, você provavelmente já provou este poderoso tempero indiano em um prato de frango ao curry. As pequenas sementes são agridoces e fortes, por isso devem ser usadas com moderação.

No entanto, o feno-grego também oferece benefícios à saúde, como reduzir a inflamação e os níveis de açúcar no sangue.

Erva-doce

Erva-doce

A erva-doce, uma das especiarias mais famosas da Índia, tem sabor doce de anis, por isso, costuma ser usada para limpar o paladar após o jantar. Também usado nas receitas de curry, aparece ainda no tempero de frutos do mar. Um ponto interessante é que a erva-doce é muito servida como chá nos restaurantes.

Isso porque a especiaria indiana é conhecida por ajudar na digestão e reduzir o inchaço.

Cardamomo

Cardamomo

O cardamomo é uma famosa especiaria indiana nativa da costa de Malabar e pertencente à família do gengibre. Trata-se da terceira especiaria mais cara do mundo, principalmente por ser colhida à mão e demandar trabalho manual intenso. Existem diferenças entre os tipos de cardamomo.

Enquanto o cardamomo verde tem tom suave e leve de eucalipto, o preto é picante, esfumaçado e tem uso limitado apenas às sementes. O cardamomo, de modo geral,  é mais usado para realçar o sabor do chá e dos pudins.

Cúrcuma

Cúrcuma

Outra das famosas especiarias da Índia pertencentes à família do gengibre é a cúrcuma. O tempero é derivado das raízes da cúrcuma longa, planta frondosa nativa do país, predominantemente usada como corante e na medicina por milhares de anos. Tem consistência terrosa, aroma e sabor quentes.

Além de tempero, a cúrcuma também é base de medicamentos por suas propriedades anti-inflamatórias.

LEIA MAIS: 10 Benefícios que a cúrcuma (açafrão-da-terra) tem e você deveria saber – Confira!

Açafrão

Açafrão

O açafrão, originário da Caxemira, é derivado do estigma das flores de açafrão. Esta não só é uma das especiarias mais famosas da Índia, como também a mais cara do mundo. Acredita-se até que seja mais valiosa que o ouro. Sua característica mais marcante é o aroma pungente, semelhante ao mel.

Porém, este sabor muitas vezes é suavizado depois de embebido em água ou leite.

Cominho

Cominho

O cominho deriva da família da salsa e adiciona aroma robusto aos curries e vegetais indianos. Normalmente, é o primeiro tempero adicionado aos pratos. Porém, a semente precisa ser seca e torrada antes do uso. Ou, ainda, convertida em pó e adicionada ao pudim. É um tempero a ser usado com moderação.

Asafoetida

Asafoetida

Você já ouviu falar em asafoetida? Esta famosa especiaria da Índia vem da resina retirada de plantas da família da salsa. Geralmente, é adicionada ao óleo quente antes dos outros ingredientes. Devido ao sabor de trufa e aroma de alho torrado, potencializa o sabor dos pratos, sendo usado como agente aromatizante.

Canela

Canela

A canela é, sem dúvida, uma das mais famosas especiarias da Índia. Cultivada em Kerala e Tamil Nadu, é amplamente utilizada nas receitas de hyderabadi biryani (arroz basmati e cordeiro).  Tem sabor doce, aroma quente e amadeirado, propriedades ideais, também, para bolos e sobremesas.

Assim como outras especiarias, a canela traz vários benefícios à saúde, incluindo reduzir a pressão arterial.

Coentro

Coentro

O coentro, também usado no Brasil, pertence à família da salsa. Suas sementes muitas vezes são uma alternativa ao sal. A famosa especiaria indiana tem sabor doce e picante, ligeiramente cítrico, e está entre as mais antigas do mundo. Na Índia, é amplamente cultivada em Rajasthan e Madhya Pradesh.

Mostarda

Semente de mostarda marrom

Na culinária indiana, as sementes de mostarda marrom são mais usadas do que a variedade preta. Elas podem ser fritas inteiras para dar sabor ao óleo usado para cozinhar alimentos ou guarnição. Embora as sementes sejam nativas de Roma, a primeira referência ao seu uso está nas histórias de Buda, quando salvaram a vida de um menino.

Pimenta vermelha em pó

Pimenta vermelha

Existe comida indiana sem pimenta vermelha? Pois é, o pó de pimenta vermelha vem da semente da própria fruta, normalmente, a parte mais quente. Assim, é excepcionalmente forte e, portanto, usado em pequenas quantidades.

Embora originária das Américas, os portugueses a introduziram na Índia e, desde então, tornou-se parte integrante da culinária do país. Várias receitas de  curry usam até a pimenta inteira.


Gostou de conhecer as especiarias mais famosas da Índia? Continue sua viagem gastronômica pelo país conhecendo, também, deliciosos doces típicos indianos.

Comentários (0)
Adicionar Comentário