Conheça a história da Torre Eiffel e várias curiosidades

O monumento com mais de 130 anos é o cartão postal de Paris e atrai turistas do mundo inteiro em busca da fotografia perfeita.

Toda cidade tem um símbolo que a representa, contando um pouco de sua história. No Rio de Janeiro, o Cristo Redentor. Em Nova York, a Estátua da Liberdade. E, em Paris, temos a magnífica Torre Eiffel, com toda a sua magnitude. Construída em 1889, a torre é toda feita em aço forjado e atrai milhares de turistas para conhecer o cartão postal parisiense. Conheça a história da Torre Eiffel e várias curiosidades sobre o monumento!

Torre Eiffel vista do Rio Sena

A Torre Eiffel fica no Champs de Mars (Campo de Marte) e, atualmente, é a construção mais alta de Paris, com 324 metros de altura (até 1930, a torre levava o título de monumento mais alto do mundo). Na França, fica atrás apenas do Viaduto Millau, que possui impressionantes 343 metros de altura. Seu estilo é o art noveau, foi feita totalmente em ferro e, ao todo, possui três níveis.

O monumento pago mais visitado do mundo é o principal atrativo urbano de Paris, concentrando milhões de turistas anualmente. Durante o dia, encanta por sua projeção no meio da paisagem da capital francesa. À noite, justifica o título angariado por Paris como a Cidade Luz, encantando a todos com sua iluminação. Saiba um pouco mais sobre a história da Torre Eiffel a partir de agora. 

História da Torre Eiffel

A Torre Eiffel foi construída para a 10ª Exposition Universelle, evento realizado em 1889 durante o centenário da Revolução Francesa. A exposição tomaria a capital francesa entre 15 de maio e 6 de novembro, sendo um dos eventos mais importantes da Europa. Devido sua magnitude, o governo francês promoveu, então, uma competição envolvendo engenheiros e arquitetos para que desenvolvessem o projeto de monumento para o período.

O concurso recebeu 107 projetos, sendo escolhido o do engenheiro francês Gustave Eiffel, junto aos colegas Maurice Koechlin e Émile Nouguier. O projeto levou dois anos, 2 meses e 5 dias para ser executado, tempo considerado recorde para a época, em virtude da falta de tecnologia. Com maior exatidão, as construções começaram no dia 28 de janeiro de 1887 e foram concluídas em 31 de março de 1889.

Torre Eiffel em construção

Construída somente para o evento, a proposta da Torre Eiffel era, assim como ainda é descrito em seu site oficial, “elevar no Champ-de-Mars uma torre de ferro, com uma base quadrada, de 125 metros de lado e 300 metros de altura”. E, assim aconteceu! A torre é toda feita em ferro, motivo pelo qual dilata durante o verão. A distância entre os quatro pés internos é de 74,24 metros e, no lado externo, de 124,90 metros.

Na imagem é possível perceber a grandiosidade da base da torre quando comparada com as pessoas reunidas aos seus pés

Durante a exposição, milhões de visitantes ocuparam 95 hectares de feira no Champ-de-Mars, Morro do Trocadero e Esplanada dos Invalides. O intuito era que o monumento fosse retirado logo após o término do evento. Mas, os cerca de 12 mil visitantes diários ficaram tão impressionados que o sucesso da torre a fez ser oficialmente adotada pela cidade. Mas, engana-se quem pensa que a torre foi aceita logo de cara!

O monumento pago mais visitado do mundo é o principal atrativo urbano de Paris, concentrando milhões de turistas anualmente.

No início, os parisienses não aceitaram a construção da Torre, pois a construção de ferro representava um enorme contraste com a arquitetura antiga da cidade. Felizmente, mudaram de ideia! A torre tem três pavimentos ou andares. O primeiro fica a 57,64 metros, com 91,13 metros de largura e 4.200 metros quadrados. O segundo, por sua vez, fica a 115 metros de altura e tem área total de 1.650 metros quadrados.

Por fim, a parte mais alta fica a 276,13 metros de altura e tem área total construída de 350 metros quadrados. A 324 metros do solo, está a ponta da antena. Em junho de 1889, logo após sua inauguração, a Torre Eiffel ganhou cinco elevadores (afinal, em 1700 degraus de escada!). Aos poucos, as estruturas foram sendo trocadas e se modernizando. Hoje, são sete equipamentos que fazem mais de 100 mil quilômetros durante o ano.


Curiosidades sobre a Torre Eiffel

  • Devido à dilatação do ferro, a torre fica cerca de 15 centímetros mais alta no verão.
  • A estrutura da torre tem mais de 15 mil peças em ferro, peso superior a 10 mil toneladas e  2,5 milhões de parafusos. 
  • Quando foi inaugurada, os visitantes subiam 1700 degraus até o ponto mais alto da torre. Hoje em dia, ela possui um elevador.
  • A Torre Eiffel está aberta o ano inteiro, exceto nos dias 14 e 15 de julho, por conta do feriado nacional.
  • Há dois restaurantes sofisticados na Torre Eiffel (The 58 Tour Eiffel e The Jules Verne), lanchonetes, uma loja exclusiva de macarons, Bar a Champagne e Bar Macaron.
  • Toda noite, a cada 1 hora, a iluminação da Torre Eiffel brilha por 5 minutos.
  • Durante a ocupação nazista, a Torre Eiffel foi fechada pelos alemães. 
  • Os elevadores passam por manutenção diária antes de abrir para visitação. 
  • A pintura da Torre requer  60 toneladas de tinta.
  • Há um bunker embaixo da Torre, construído para servir como esconderijo durante os bombardeios da guerra. 
  • Há réplicas da Torre Eiffel em várias cidades: Las Vegas (Estados Unidos), Sucre (Bolívia), Tóquio (Japão), Hangzhou (China), Urais (Rússia), Calcutá (Índia), Naqura (Líbano).
Comentários (0)
Adicionar Comentário