Como saber se o seu CPF foi usado por outra pessoa? Veja uma maneira fácil e confiável!

Veja como saber se o seu CPF foi usado por outra pessoa

Atualmente, muitos cadastros na internet exigem o CPF. Em alguns lugares, para acessar a rede de wi-fi é necessário deixar o número do seu cadastro por lá. O que muitas pessoas não sabem é que o número do Cadastro de Pessoa Física, estando em mãos erradas, pode render muitos problemas. Veja como saber se o CPF foi usado por outra pessoa lendo esta matéria na íntegra.

Como saber se estão usando meu CPF?

Aceitar os “cookies” de todos os sites, inserir o número do CPF em qualquer cadastro ou um vacilo nas redes sociais são algumas das portas de vulnerabilidade para que os dados de alguém sejam vazados. Os documentos, como RG, Certidão de Nascimento ou Casamento e o CPF são formas de identificar e comprovar a existência de um cidadão. 

Portanto, com a numeração ou informações de um desses documentos, bandidos têm feito compras, aberto contas bancárias, solicitado empréstimo e/ou cartão de crédito e muito mais. Como crimes desse tipo têm sido cada vez mais comuns, algumas ferramentas foram criadas para evitá-los. Por exemplo, a aplicação do CPF nas notas fiscais possibilita o rastreio do dia, hora e local da compra e a criação de um site para consulta.

A seguir, veja como descobrir se seus dados estão sendo usados por outra pessoa através do Registrato.

LEIA MAIS:

O que é Registrato?

O Extrato de Registro de Informações no Banco Central, nome oficial do Registrato, é um sistema para cidadãos brasileiros acessarem de forma gratuita seus dados financeiros por meio de um computador ou celular.

Fundado pelo Banco Central em 2014, o site permite que pessoas físicas ou jurídicas vejam seu histórico financeiro sem precisar ir a uma unidade física. Ademais, o sistema oferta sigilo de informações e bloqueio em caso de acessos indevidos.

Como fazer a consulta?

Após acessar o site, que pode ser feito de qualquer dispositivo eletrônico, é necessário:

  • informar a categoria do atendimento;
  • selecionar a opção “Registrato” acessada no app do seu banco;
  • digitar a senha e gerar um PIN;
  • a página será direcionada para o site do Banco Central;
  • fazer login com e-mail e senha e pronto!

Caso você tenha se interessado pelas informações contidas neste artigo e queira ver muitas outras semelhantes, clique aqui e clique em “✩ Seguir” para receber todas as novidades do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também