Como ir para a Ilha do Mel, canto ainda intocado no litoral paranaense?

Distante cerca de 120 quilômetros de Curitiba, o acesso à Ilha do Mel é feito por barco e leva a um dos pedaços mais bonitos do Paraná.
- Tempo de leitura: 2 minutos -

Caminhadas por trilhas de terra, praias muito bem preservadas, lanterna como item obrigatório nos passeios noturnos e a impressão de que o tempo parou. Isso é Ilha do Mel, paraíso quase intocado no litoral do Paraná. Pousadas rústicas, restaurantes charmosos, história, monumentos seculares e geografia singular também caracterizam a região. Mas, como ir para a Ilha do Mel?

Ilha do Mel, vista do Farol das Conchas

Antes de descrever o trajeto, é bom saber que a Ilha do Mel tem quase três mil hectares de mata preservada e foi transformada em estação ecológica pela UNESCO. Bastou receber o título para que a área cheia de costões, trilhas, mangues, morros e atrativos históricos fosse promovido. Mas, isso não significa um turismo desenfreado! A região é protegida, limita o acesso de visitantes por dia e não permite carros, nem outros veículos. 

Onde fica a Ilha do Mel?

Mapa: Onde fica a Ilha do Mel

A Ilha do Mel está localizada no município de Paranaguá, a cerca de 120 km de Curitiba, capital paranaense. Trata-se de uma área de preservação administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com 25 quilômetros de praias ainda desertas ou pouco urbanizadas. A população se distribui entre pequenas vilas, como a Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza.

Como chegar na Ilha do Mel?

A capital mais próxima à Ilha do Mel é Curitiba, distante cerca de 120 km. Porém, o acesso à Ilha só é feito por barco, partindo de Paranaguá ou Pontal do Paraná. De Curitiba ao  Pontal do Paraná, o turista pode optar por trafegar pela BR-277, PR-407 e PR-412. Se a opção for Paranaguá, deve seguir pela BR-277. As rodovias são duplicada, com exceção de um trecho de 40km de pista simples para quem vai para Pontal.

A travessia saindo do Pontal leva 30 minutos, além de ter horários variados e flexíveis. As partidas ocorrem de hora em hora, desde às 8h até 18h, a R$ 35,00 ida e volta (sujeito a alterações). Enquanto isso, o trajeto a partir de Paranaguá demora 1h45. Porém, apesar de mais longo, é lindo e permite ao turista conhecer as atrações da cidade antes de embarcar. Existem três saídas diárias a R$ 53,00 para ida e volta (valores sujeitos a alterações)

A Ilha do Mel dispõe de dois destinos, as vilas de Nova Brasília e de Encantadas, ambas com trapiche para desembarque. Cabe a você ver qual deles é mais próximo de sua pousada. Para verificar os horários, valores e outras informações sobre as saídas, basta entrar no site: http://www.abaline.com.br/ . Também há a opção para quem sai de ônibus a partir de Curitiba. A empresa que faz a rota até Pontal e Paranaguá é a Viação Graciosa

É bom lembrar que, por se tratar de uma área preservada, não é permitido trafegar pela Ilha do Mel em veículos automotores, nem de tração animal. Ainda, o acesso é limitado a 5.000 pessoas por dia em espaços delimitados. Isso significa que você não vai poder sair perambulando livremente por lá! Mas, não desanime, pois o lugar guarda jóias em forma de pontos turísticos, como a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de N. S. dos Prazeres.

Gruta das Encantadas, na Ilha do Mel
Comentários (0)
Adicionar Comentário