Como funciona o golpe do pedágio ‘free flow’? Saiba como evitar ser uma vítima
Descubra tudo sobre o golpe do free flow nas estradas e como se proteger dos golpistas que estão causando dor de cabeça aos motoristas
Ei, motorista! Se você já achava que lidar com impostos nas estradas era complicado, agora temos mais uma preocupação: o “golpe do free flow”. Quanto mais fácil o sistema, mais alguns tentam se aproveitar. Então, vem com a gente que vamos te contar tudo sobre esse golpe que anda assombrando as rodovias.
O que significa o ”Free Flow”?
Primeiro, precisamos entender o que é o “free flow”. Em outros países, é comum passar pelo pedágio sem parar, tudo automático. No Brasil, começou a ser implementado em algumas rodovias lá em 2023, mas já virou alvo de golpistas. Eles se aproveitam da falta de conhecimento com o sistema e criaram o “golpe do free flow”.
LEIA MAIS: Boa notícia! LATAM revoga limite de peso para animais de estimação – Saiba mais!
Como funciona o golpe?
Os criminosos mandam boletos falsos para os motoristas, alegando que passaram por pedágios sem cancela e precisam pagar. Só que o detalhe é que esses boletos não são de nenhum órgão legal. O dinheiro vai parar direto na conta dos golpistas, e você fica no prejuízo.
Como não cair nessa armadilha?
Primeira coisa importante: Você não deve pagar boletos de pedágio free flow. As concessionárias, responsáveis pela administração das estradas, são categóricas: não existe cobrança desse tipo por boletos. Então, se receber um, já sabe, é um golpe.
LEIA MAIS: Por que os tanques dos carros estão ficando menores no Brasil?
As maneiras corretas de pagar são simples. Com uma tag específica, o pagamento vai direto para a operadora, como Connect Car ou Sem Parar. Sem a tag, tem até 15 dias úteis para quitar a dívida, seja pelo site da concessionária, nos totens na estrada, ou até pelo WhatsApp oficial. Nada de pagamentos via boleto!
Quando o sistema free flow chegou, não agradou a todos os motoristas, que questionaram principalmente a legalidade, o Código de Trânsito Brasileiro e outras questões. Sendo assim, os bandidos viram uma oportunidade de lucrar em cima de toda essa desinformação da população e decidiram criar o golpe do free flow.