Como encontrar emprego sem precisar sair de casa? Veja algumas dicas úteis!

Na era da tecnologia, tornou-se muito mais fácil transitar entre os empregos. Veja como ser um candidato passivo em potencial!

Com o passar do tempo, a tecnologia avançou exponencialmente, alterando alguns paradigmas estabelecidos, inclusive no mercado de trabalho. Nesse sentido, hoje é comum que a caça ao emprego ocorra em boa parte do âmbito virtual. Levando essa premissa em consideração, é possível afirmar que atualmente é muito mais fácil ser um candidato passivo no processo de busca por trabalho.

Mas o que realmente é um candidato passivo? Em suma, um candidato passivo a empregos é todo aquele que não está ativamente em busca de um novo trabalho, mas sempre aberto a novas possibilidades e oportunidades interessantes que podem acabar surgindo por meio das redes. E, para manter-se na direção correta rumo a uma posição de destaque, é preciso encontrar maneiras de estar sempre no radar dos recrutadores, gerentes de contratação e contatos de modo geral.

Booking.com

Em síntese, o objetivo principal é manter-se visível para os tomadores de decisão e os demais profissionais. Ou seja, um candidato passivo não é sinônimo de alguém que não faz nada, mas sim a ideia de que é preciso tomar decisões que vão ao encontro das chances de ser chamado para vagas melhores.

Portanto, se você quer tornar-se um candidato passivo em potencial, esse texto é destinado a você. Confira aqui as formas de aproveitar o seu tempo online e de criar conexões para receber novas propostas com mais frequência.

LEIA MAIS: 4 dicas para você sair da zona de conforto e ter mais sucesso!

Invista no seu LinkedIn!

Muitas pessoas criam perfis no LinkedIn, saem do site e nunca mais voltam para visitá-lo. No entanto, essa abordagem é péssima para você que quer ser visto com outros olhos pelos recrutadores, ainda mais se um deles for procurar o seu perfil e perceber que ele está completamente desatualizado.

Na realidade, se os recrutadores não puderem acompanhar o seu papel atual no mercado de trabalho ou ter o seu histórico de trabalhos mais recentes, eles não serão capazes de apontar se você se enquadra ou não em uma determinada vaga em aberto.

Logo, é fundamental que você trate o seu LinkedIn da mesma forma que você trata o seu currículo. Cada vez que você houver algum curso novo, graduação, emprego novo, etc., é preciso atualizar a sua página na plataforma. Dessa maneira, você se tornará um candidato passivo em potencial.

Tente manter seus olhos nos sites certos!

Não é por não estar procurando trabalho de forma ativa que você não deve prestar atenção nos sites corretos. É preciso, portanto, sempre ter consciência do que está ocorrendo fora do seu âmbito de trabalho caso você almeje uma posição melhor no mercado.

Por exemplo, se você trabalha em um escritório, mas quer trabalhar na sua casa, em regime home office, plataformas de emprego online como a Gupy pode ajudá-lo a se manter informado acerca das oportunidades de trabalho remotas e flexíveis, por meio de pesquisas online e personalizadas, por exemplo. Logo, estar por dentro dos portais certos é a melhor forma de ser um candidato passivo.

Cuide das suas redes!

Na era da tecnologia, ter o cuidado com as próprias redes é muito importante para conseguir trabalhos novos. Além disso, é muito comum hoje em dia os recrutadores olharem as redes sociais dos candidatos, para compreender um pouco de como eles se comportam fora do ambiente de trabalho. Levando isso em consideração, torna-se fundamental ter um cuidado com suas redes, maior ainda dependendo da sua área de atuação.

Gostou deste artigo? Continue navegando pelo Rotas de Viagem para ter acesso a mais conteúdos como este!

Você pode gostar também