4 comidas populares que são ruins para o cérebro – Confira!

Alguns alimentos podem contribuir para um declínio cognitivo

Ao passar dos anos, a discussão sobre a importância de manter o corpo funcionando bem vem se tornando cada vez maior. Por conta disso, investimos em hábitos considerados saudáveis, como praticar esportes, evitar bebidas alcoólicas e manter uma dieta equilibrada. No último caso, cientistas descobriram que alguns alimentos podem afetar diretamente nossa capacidade cognitiva.

Pensando nisso, preparamos uma lista com as comidas ruins para o cérebro, para que você as evite ou as consuma com moderação.

Comidas ultraprocessadas são ruins para o cérebro

Comidas muito processadas tendem a conter bastante açúcar, sal e gordura trans. Por conta disso, são um terror para todo cérebro saudável. Afinal, podem contribuir para o aumento de gordura ao redor dos órgãos, o que pode trazer danos gravíssimos ao tecido cerebral.

Além disso, o cérebro se torna um ambiente suscetível ao desenvolvimento de doenças degenerativas, como demência e o Alzheimer. Portanto, deve-se evitar o consumo excessivo de batatas fritas, doces, molhos prontos e muitos outros.

LEIA MAIS: 6 exercícios para você turbinar o cérebro e a mente – Pratique!

Álcool

O álcool, quando consumido de maneira moderada, pode até trazer alguns benefícios para o nosso corpo. Afinal, ao consumir algumas taças de vinho durante a semana, os antioxidantes podem deixar o nosso organismo em dia.

Entretanto, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode ter efeitos gravíssimos no cérebro. Isso porque, segundo especialistas, o seu uso crônico resulta em redução do volume cerebral e interrupção de neurotransmissores.

Além disso, o alcoolismo pode gerar uma deficiência em vitamina B1, aumentando as chances de desenvolver encefalopatia de Wernicke. Através dela, as pessoas podem ter perda de memória, confusão e instabilidade.

Bebidas com muito açúcar

Você já deve saber o quanto especialistas em saúde recomendam evitar refrigerantes, não é mesmo? Na verdade, essa é uma dica que vale para todas bebidas açucaradas, como energéticos, bebidas esportivas e suco de caixinha.

Isso porque ingeri-las em grandes quantidades aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. No caso da diabetes, especialistas demonstraram que ela pode aumentar o risco de doença de Alzheimer.

LEIA TAMBÉM: Você sabia? Conheça 4 alimentos que turbinam o cérebro!

Aspartame

Bom, se você não pode tomar um refrigerante com açúcar, então o melhor é adotar os dietéticos, certo? Errado! O último item da nossa lista é o aspartame, adoçante muito utilizado em alimentos sem açúcar.

Especialistas sugerem que esse adoçante, quando consumido em excesso, é capaz de afetar negativamente as emoções e o aprendizado. Ou seja, tem consequências comportamentais e cognitivas.

Apesar disso, é considerado um adoçante seguro, desde se consuma entre 40 a 50 mg por quilo em um dia. A título de curiosidade, um guaraná zero açúcar tem cerca de 34,8 mg/100 ml.

Gostou deste artigo? Confira vários outros semelhantes aqui no Rotas de Viagem!

Você pode gostar também