Com menos de 150 palavras, Tok Pona é o menor idioma do mundo – Saiba mais!

O idioma foi criado para simplificar a forma como nos comunicamos e percebemos o mundo ao nosso redor, considerado uma língua mundia, é o menor idioma do mundo!

O poder das palavras é indiscutível, influenciando nossa percepção do tempo, moldando nossas conexões cerebrais e desempenhando um papel vital na forma como nos comunicamos.

Em meio aos idiomas ricos e complexos, surge o Toki Pona, um projeto filosófico e linguístico criado em 2001 pela especialista em línguas do Canadá, Sonja Lang. Com cerca de 150 palavras, o Toki Pona é considerado o idioma mais compacto do mundo, desafiando as normas e oferecendo uma abordagem minimalista à comunicação.

LEIA MAIS: 10 palavras de origem alemã que usamos no Brasil sem perceber

Toki Pona alcançou o título de língua global com apenas 137 palavras

Lang iniciou esse projeto como uma forma pessoal de desvendar o significado da vida em apenas 120 palavras, revelando um universo singular através da língua. Com o passar do tempo, o idioma evoluiu, e estima-se que milhares agora se expressem nessa língua concisa.

Em 2022, o Toki Pona ganhou destaque internacional ao receber o código “tok” pela ISO 639-3 (uma organização que visa a preservação linguística), tornando-se uma língua global. Um feito notável para um idioma tão compacto.

Proposta minimalista

A essência do Toki Pona está em simplificar a forma como nos comunicamos e mudar a maneira de perceber o mundo.

O Toki Pona tem a intenção de tornar o pensamento simbólico mais simples, unindo conceitos e conferindo às palavras diversas funções. Com 137 palavras, é possível se tornar fluente em apenas 30 horas, um tempo impressionante ao comparar com o tempo de aprendizado de outros idiomas. A proposta minimalista não se aplica apenas à comunicação, mas também à forma como o falante percebe os detalhes ao seu redor.

LEIA MAIS: Paraíso turístico brasileiro já foi conhecido como “Ilha Maldita” – Entenda essa história!

Com um conjunto limitado de palavras para representar apenas cinco cores e um sistema numérico pequeno, os falantes aprendem a combinar e criar, construindo significados a partir de elementos linguísticos básicos. Caso alguém queira expressar uma cor que não está presente no dicionário Toki Pona, basta combinar as cores que já existem.

Em 2021, Sonja Lang lançou o dicionário oficial do Toki Pona e um conjunto de exercícios, fornecendo recursos para aqueles que desejam se aventurar nesse universo linguístico singular. A linguista também disponibiliza músicas no idioma, proporcionando uma imersão mais profunda na sonoridade e na expressão artística do Toki Pona.

Você pode gostar também