Cerveja com dois lacres: Invenção japonesa promete resolver “problema” da bebida!
Isso mesmo! Existe uma cerveja com dois lacres.
Você já imaginou uma cerveja com dois lacres? Essa é a mais nova invenção de uma cervejaria japonesa, que promete reduzir a quantidade de espuma dos copos de cerveja!
A proposta de um novo design para as latas de cerveja surgiu após alguns estudos sobre a criação de bolhas. Confira tudo sobre essa novidade logo abaixo!
Como ocorre o surgimento da espuma
O gás presente dentro da cerveja é decorrente do processo de fermentação obtido pelas leveduras. No entanto, a espuma da cerveja é um resultado da mudança de pressão de dentro da lata somado ao atrito da cerveja ao ser despejada em um recipiente.
LEIA MAIS: Cerveja mais popular do mundo surgiu por acidente – Você sabia?
Mesmo sendo uma característica marcante das cervejas, o excesso de espuma é indesejado pelos consumidores por prejudicar a degustação da bebida.
Dessa forma, apurou-se que o principal responsável pelo aumento da espuma é o lacre, que, ao ser puxado, faz a pressão de dentro da lata se modificar drasticamente, e, ao despejar o conteúdo pela abertura estreita, a resistência aumenta consideravelmente a formação da espuma.
Como funciona a nova lata com dois lacres
Pensando em evitar esse problema, a proposta de dois lacres modifica a dinâmica na hora de abrir e despejar a cerveja em um copo.
Assim, os lacres devem ser abertos em momentos diferentes, formando uma espécie de efeito dominó, evitando o surgimento de espuma.
O primeiro lacre abre uma pequena aba na latinha, liberando boa parte da pressão, criando a espuma característica da cerveja. Basta virar a latinha em um copo até atingir a quantidade de espuma desejada.
LEIA TAMBÉM: Cuidado com esses 4 deslizes que podem arruinar a sua cerveja!
Em seguida, o segundo lacre deve ser aberto. Esse lacre promove uma abertura maior na latinha, aumentando o fluxo de cerveja e reduzindo a resistência do líquido. Assim, a formação de espuma é cessada.
Dessa forma, o copo de cerveja terá a quantidade de líquido e de espuma ideal, cerca de 7 partes de cerveja para 3 partes de espuma. Nas cervejas com apenas um lacre, é comum metade ser cerveja e a outra, espuma, o que não é nada interessante.
Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!