Casa brasileira localizada em favela ganha prêmio internacional de “Casa do Ano”

Aparentemente, a casa de Kadu dos Anjos é igual a todas as outras, mas, observando melhor, tem originalidade

Já pensou na possibilidade de uma residência situada em uma favela brasileira ser eleita como a casa do ano? Esse fato realmente ocorreu. O site ArchDaily, especializado em arquitetura, realizou uma competição internacional para premiar as casa de destaque no mundo.

A grande vencedora foi uma casa localizada em uma favela de Belo Horizonte. Descubra mais informações sobre a casa que ganhou o prêmio de melhor residência do ano.

Qual a melhor casa do ano?

À primeira vista, esta casa parece comum como tantas outras nas áreas periféricas brasileiras. Mas no seu interior, esconde uma considerável originalidade.

A propriedade pertence a Kadu dos Anjos, um artista de 32 anos. Situa-se na favela Aglomerado da Serra, na base de uma colina na periferia de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Kadu dos Anjos inscreveu a sua casa no concurso organizado pela ArchDaily e competiu com casas de todo o mundo. Como resultado, conquistou o primeiro lugar frente a concorrentes da Índia, Japão, Vietnã, Alemanha, México e até dos Estados Unidos.

LEIA MAIS:

Um sonho realizado

A casa foi construída durante oito meses pelo coletivo de arquitetura Levante, que realiza obras de baixo orçamento nas favelas e comunidades desfavorecidas. Assim, a obra custou 150 mil reais e nasceu de um sonho de infância de ter uma casa com paredes reforçadas e muita entrada de luz solar. Kadu conta que viveu em condições muito precárias na infância, em casas mal estruturadas, chegando a ser picado por um escorpião.

A casa tem 66 metros quadrados e apresenta materiais comuns na construção, mas dispostos de maneira diferente. Os tijolos foram colocados horizontalmente e em fileiras escalonadas para proporcionar maior solidez e permitir maior permeabilidade do ar nas paredes.

Além de bem ventilada, a casa é bem iluminada. Possui janelas de batente horizontais e um grande terraço que permite a entrada de luz solar de forma ampla. A ArchDaily destacou a presença de animais e plantas que desfrutam de bem-estar na casa de Kadu, que cria dois cachorros, um gato e mais de 60 espécies de plantas. Kadu comprou o terreno em 2017 e construiu a casa em 2020.

Você pode conhecer a residência por dentro no vídeo abaixo:

Gostou deste conteúdo e quer ver muitos outros semelhantes? Então, acesse o Google Notícias e selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Rotas de Viagem no seu celular!

Você pode gostar também