A Vertical Aerospace, um fabricante britânico líder na produção de carros voadores (eVTOL) e pioneira na transição para a aviação livre de carbono, anunciou que a Gol vai operar seus veículos no Brasil.
A empresa vai explorar soluções sustentáveis e livres de emissões de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), com foco na aplicação da aeronave elétrica carro-chefe da Vertical, o VA-X4, no mercado brasileiro. A Gol também concordou com uma opção de pré-encomenda de até 250 aeronaves da Vertical.
Esta importante parceria se baseia em parcerias comerciais existentes entre Vertical e American Airlines, Virgin Atlantic, Avolon, Iberojet e Bristow, que assim como a Gol, já concordaram coletivamente com pré-encomendas condicionais para 1350 aeronaves, com um valor de aproximadamente US$ 5,4 bilhões.
A Vertical e a Gol agora começarão a avaliar em conjunto os requisitos para operações de aeronaves eVTOL no Brasil, bem como outras considerações comerciais, como rota e planejamento de rede, requisitos de infraestrutura e capacidade, além de envolver outras partes interessadas que podem desempenhar um papel no lançamento desse serviço no país.
Com suas vantagens tecnológicas e regulatórias, como a capacidade de operar o tráfego eVTOL de alta frequência em um ambiente seguro, o Brasil tem grande potencial na comercialização do mercado de AAM.
A Gol acredita que os eVTOLs terão uma série de usos, como operações intermunicipais, intra-urbanas, transporte de aeroporto e suporte de vida, que beneficiarão clientes e comunidades. A Gol espera que as operações eVTOL comecem em 2025 e utilizará seus recursos de aviação existentes para maximizar a qualidade do transporte pessoal.
A Vertical está agora trabalhando com parceiros em locais importantes ao redor do mundo para estabelecer operações em mercados onde há alta demanda esperada para operações eVTOL. Nos EUA, a American Airlines planeja trabalhar com a Vertical em operações de passageiros e desenvolvimento de infraestrutura.
No Reino Unido, a Virgin Atlantic e a Vertical planejam trabalhar juntas para explorar o lançamento de uma joint venture de uma rede eVTOL de curta distância com a marca Virgin Atlantic, incluindo operações e desenvolvimento de infraestrutura.