Em um mundo onde SUVs de diferentes tamanhos estão rapidamente dominando o mercado de hatches e sedãs, vários veículos tradicionais estão dizendo adeus. Além desse fator, a crise dos chips fez com que muitos veículos fossem abandonados de vez.
Já estamos no fim de 2021 e os fabricantes já anunciaram quem vai dizer adeus das linhas de produção no Brasil. A maioria desses carros vão parar de ser fabricados para liberar capacidade de produção para SUVs, veículos mais caros e que rendem mais lucro para as marcas.
Fiat Uno
Após 37 anos em linha, o Fiat Uno chega ao fim da linha. Devido as baixas vendas e pouco lucro, o modelo deixa de ser produzido no país.
VW Fox
A falta de chips fez a VW diminuir os modelos oferecidos. Isso fez a versão Connect – perder seu principal equipamento. O fator que matou o Fox foi o Proconve PL7, que exige melhorias no motor do veículo, o que seria inviável para a empresa.
Citroen C3
A Citroën está trabalhando no desenvolvimento de sucessores para o C3 e Aircross.
Fiat Doblo
A Fiat mantinha a Doblo sem nenhum alteração significativa desde 1998. Com o preço nas alturas, se tornou inviável manter o carro ultrapassado em linha.
Toyota Etios
Como estava em uma competição desleal com seu irmão Yaris, o Etios foi removido de linha sem nenhum substituto para o seu lugar.
Ford Ecosport
Com a saída da Ford do Brasil, a Ecosport teve seu fim decretado de forma imediata no Brasil. Agora a marca vende apenas veículos importados.
Honda Civic
Com o encarecimento da produção, a Honda teve que abandonar a produção nacional do Civic. Ele será importado na sua versão topo de linha.